top of page

Três Homens e seu tempo


 

Três homens nascem em diversas cidades da Europa em datas muito próximas entre 1769 e 1770. Nos primeiros anos do século 19, sacolejam a história, a ciência e a cultura entre 1800 e 1808. Nada seria como dantes.


Beethoven, alemão de Bonn mora em Viena onde a produção musical era riquíssima; convive com Mozart e Haydn e Saliere, com eles aprende as regras de composição clássica; cheia de normas e formas de disciplina. Em 1805 Beethoven apresenta a sua V Sinfonia que com 4 notas revoluciona a música para sempre. O “pam, pam, pam, pam” tema repetido em todo primeiro movimento.


Traz a liberdade criativa para os compositores daí para a frente.


Napoleão, um quase italiano, assume o comando da França no golpe de estado de novembro 1799; no calendário da revolução francesa, a revolução de Brumário de 1799. Declara-se imperador e convida o Papa Pio VII para coroá-lo na Notre Dame em Paris. Na cerimônia, Napoleão retira a coroa da mão do Papa e coroa a Imperatriz Josefina e depois a si mesmo,com Pio VII sentado impotente. A França não necessitava mais do aval do papa para nada. O vaticano estava demitido e nunca mais recuperou o seu poder político na Europa. Recado bem claro. Napoleão é derrotado definitivamente em Waterloo – tarde demais – já tinha mudado o mundo.