Robôs enganam Spotify e Apple para aumentar streaming de artistas, desviando USD 300 milhões
A indústria da música sempre foi alvo de "jogadas", algumas promocionais aceitáveis e outras por baixo dos panos, como o pagamentos de "jabás", ou "pay for play", (pagar para tocar) determinadas músicas, manipulando sucessos e gosto popular.
Como estamos na Era Digital, a novidade agora são as "fazendas de streaming", ou seja, robôs que escutam determinadas músicas, enganando os sistemas de grandes empresas como Spotify e Apple Music.
Neste caso não se trata apenas de mera esperteza, mas de jogo sujo, na medida em que aproximadamente 3/4 da audiência está sendo manipulada por esses robôs, o que acarreta o pagamento de aproximadamente USD 300 milhões.
A descoberta inicial da jogada aconteceu em 2018, quando a Spotify descobriu que um golpista búlgaro estava por trás de duas de suas playlists muito populares: “Soulful Music” e “Music From The Heart”.
No final, o golpista fugiu com uma receita estimada de mais de US $ 1 milhão em streaming.
Redação / CR Zine
Abra agora um perfil na Cedro Rosa, a Plataforma Digital que representa mais de 200 compositores e 2500 obras musicais de diversos gêneros, prontas para serem gravadas ou licenciadas em trilhas sonoras diversas.
A plataforma nasceu no Brasil, tem sedes fisicas no Rio de Janeiro, New York e Tokyo e funciona em 10 idiomas.
A Cedro Rosa reúne em um único ambiente criadores musicais e a indústria da midia, entretenimento, games e tecnologia para contratos de licenciamento musical.
Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente no site da Cedro Rosa.
Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa
コメント