top of page

Quem financia a desinformação científica? Serrapilheira e ICFJ lançam edital de até USD 10 mil


Cristina Tardáguila - fonte: Serrapilheira

Notícias falsas no universo da ciência são perigosamente populares. Por conta desse cenário, o Serrapilheira e o International Center for Journalists (ICFJ) selaram uma parceria para apoiar reportagens colaborativas – conduzidas por jornalistas, comunicadores e/ou pesquisadores brasileiros – que busquem investigar quem financia a desinformação científica.


As inscrições vão de 13 de dezembro a 5 de fevereiro de 2023, pelo site do ICFJ. A iniciativa é parte do programa global Disarming Disinformation, lançado pelo ICFJ.



Música popular do Basil, escute o repertório Cedro Rosa , na Spotify.



Com esta parceria, candidatos brasileiros que trabalhem com temas de desinformação em ciência poderão se inscrever no programa e concorrer a até cinco vagas exclusivas no investigathon, evento presencial que ocorrerá em Austin, nos Estados Unidos, em abril de 2023. Os projetos devem propor colaborações com outros veículos de comunicação nacionais ou internacionais, e/ou com outros jornalistas de diferentes meios.


Confira aqui todos os critérios de seleção.

No encontro, os cinco brasileiros se somarão a um time de outros 15 comunicadores vindos de outros países das Américas e receberão mentoria para aprimorar estratégias de investigação, colaboração e distribuição do conteúdo noticioso que pretende produzir.


Até três dos cinco brasileiros receberão bolsas de até 10 mil dólares para produzir e publicar seu projeto ainda no primeiro semestre de 2023.


Inscrições + live tira-dúvidas.

As inscrições abrem no dia 13 de dezembro, no site do ICFJ.


Já é possível conferir uma prévia do formulário de inscrição aqui. Também no dia 13, às 13h, a diretora sênior de Programas do ICFJ, Cristina Tardáguila (foto ao lado), e Laura Zommer, fellow do ICFJ, estarão ao vivo em webinar para falar sobre como preparar um bom pitch, além de tirar dúvidas sobre o programa e os critérios de seleção. Inscreva-se aqui no webinar.




 

Música



 


Trilhas sonoras que podem ser licenciadas a partir de $ 9 reais, para videos em redes sociais!

Abra agora um perfil na Cedro Rosa Digital.



Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.


Veja como funciona.

 

Samba.





+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page