Qual sua opinião sobre o Brasil das opiniões?
Eu não sou contra opiniões, muito pelo contrário.
Aliás, muitas vezes eu até incentivo, principalmente em sala de aula, que as pessoas deem suas opiniões a respeito do assunto que está sendo discutido, o problema é que no Brasil atual opinião virou sinônimo de verdade.
Ninguém (eu sei que estou generalizando) mais se preocupa em buscar a fonte, de preferência fonte segura de informação, e assim começam as verdades absolutas, muitas vezes trazidas pela mensagem que chegou da tia do primo do irmão de uma vizinha da rua de baixo.
Todo mundo tem direito de dar sua opinião, mas daí achar que não se pode fazer um contraponto é, na minha humilde opinião, no mínimo surreal.
As pessoas estão perdendo o bom senso, ninguém mais escuta e só se ouve o que é conveniente, talvez por esse motivo as diferentes opiniões continuem se contrapondo, principalmente nas redes sociais onde cada vez mais elas ganham relevância mesmo quando e se beiram o absurdo.
Uma excelente maneira de esfriar a cabeça e acariciar o coração é escutar
Enquanto desenvolvia as ideias para escrever esse texto achei que seria interessante uma definição embasada em uma fonte segura, por isso recorri ao Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis (disponível em: https://michaelis.uol.com.br), um dos melhores e mais confiáveis em minha opinião, e o que encontrei foi:
1. Modo de pensar, de julgar, de ver; 2. Ponto de vista ou posição tomada sobre assunto em particular (social, político, religioso etc.); teoria, tese; 3. Ideia ou hipótese sem fundamento; aquilo que se presume sem certeza, entre outras definições, porém todas com esse mesmo viés.
Tem uma rede social profissional que eu (ainda) faço parte que deixa muito claro o que estou tentando dizer, tanto que ultimamente tenho evitado comentar os assuntos ou dar minha opinião, afinal o nível das discussões beira a insanidade.
Por exemplo, quando discutem política por lá dificilmente se encontra um debate que vá além de opiniões rasas ou infundadas, tudo gira em torno do que eu acho ou acredito e que se dane a opinião do outro, afinal como eu disse no início desse texto, se eu recebi a mensagem da tia do primo do irmão de uma vizinha da rua de baixo, como pode a