O QUE SERÁ DO AMANHÃ ?
Esta é uma indagação frequente, mais frequente ainda no começo de cada ano. Estive olhando uma provisão datada de 24 de dezembro do ano passado do Boletim Focus do Banco Central. Ela apresentava uma média das expectativas dos mais respeitados economistas sobre o que previam para 2021. Pois bem, erraram redondamente e com isso fizeram muita gente perder dinheiro, muitas empresas tomaram decisões erradas.
E neste ano, lá estão eles de volta. O que fazer?
Em se tratando do futuro é bom termos em mente três conceitos, adiante expressos sob a forma de aforismos, que relativizam as certezas daqueles que afirmam conhecê-lo.
O primeiro é uma frase clássica; é difícil fazer previsões, especialmente sobre o futuro. Embora irônica é uma frase muito usada aqui nos meios acadêmicos, especialmente depois que o nosso grande pensador e economista Pedro Malan acrescentou uma outra cáustica: no Brasil até o passado é incerto, querendo se referir à manipulação de dados retroativamente, com o objetivo de descrever um presente fictício e melhor.
MPB Esporte Fino, escute nesta playlist da Spotify.
O outro aforismo abre a obra monumental de Lewis Mumford, A cidade na história: Tendência não é destino. É uma contestação direta da inevitabilidade de projeções baseadas em séries históricas. Pesquisa mais apurada me fez ver que esta frase é de autoria de um microbiologista. René Dubos, do início do século XX, uma figura singular, ganhador do prêmio Pulitzer de literatura e também do Prêmio Koch por trabalhos na área de bactérias e microorganismos no campo da tuberculose. Não vou perder tempo comentando aforismos. Eles são autoexplicativos e requerem de quem os lê, a reflexão; seus significados são amplos. Quero arrematar porém com um formulado por mim, certamente da autoria de alguém que li e ficou mergulhado nas profundezas do meu inconsciente e, até que de lá emergiu ha duas semanas , quando preparava uma palestra sobre o Futuro, para um grupo de médicos.
Se você quer um determinado futuro: faça-o acontecer. É uma profissão de fé no seu trabalho, na sua capacidade de mudar as coisas. E também na necessidade de trabalhar em conjunto na sua vida familiar, na sua comunidade, na sua vida profissional ou na sua participação política.
Música brasileira de alta qualidade, no Youtube!
Numa época de forte apelo místico, São Bento escreveu a Regra da sua Ordem Religiosa baseada no Ora et Labora. Rezar sim, orar sim mas há que se trabalhar pelo que se acredita. Esta história de delegar para Deus, ler nos astros ou mesmo apelar para as todas poderosas forças terrenas estatais - esperar que de lá virá automaticamente a salvação - não é suficiente. A grandeza do homem está em impor tarefas para si, construir o seu futuro, o que não consegue na passividade. Que no ano de 2022 , um ano eleitoral, haja um engajamento de todos no votar bem , para que haja a construção do futuro que queremos para nós e para nosso povo.
Música
Siga as Redes Sociais da Cedro Rosa.
Cedro Rosa cria Plataforma mundial de Música, em 10 idiomas, para gerir direitos autorais e licenciar musicas.
Músicos, compositores, bandas, mídia, produtores de cinema, streaming, TV, publicidade e games em um único ambiente digital, para negócios de licenciamento.
Abra um perfil agora
Plataforma digital permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro. Todo mundo pode escutar músicas e podcasts de graça.
A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.
Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.
A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.
Acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa
Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.
Comments