top of page

O Príncipe de Santa Teresa



A França possui dentro de seu território o principado de Mônaco. O Rio de Janeiro possuiu, ao longo do sec. XX, o principado de Santa Teresa. Lá governaram três gerações dos Monteiro de Carvalho. Hoje vou louvar o seu Príncipe, Olavo Egydio Monteiro de Carvalho, que acaba de nos deixar.

Convivemos desde o início da década de 50, quando a mansão de Santa Teresa acolhia não só os maiores eventos sociais, como também a nata do empresariado nacional.

Daquela época, a primeira geração inovou o capitalismo nacional. Participaram minoritariamente de grandes empresas como Cisper, Klabin e grupo Ultra. A segunda geração, liderada por Baby monteiro de Carvalho, conduziu importantes parcerias internacionais, como Volkwagen, a Masa-Alston e a Ericson do Brasil.

Sob o comando inicial de Olavo e, agora, com Sergio Alberto Monteiro de Carvalho, a terceira geração reciclou algum dos investimentos anteriores, estruturou suas participações em uma moderna gestão de portfólio - e transferiu o comando executivo para a quarta geração.

Olavo e Sergio Alberto conheci no colégio. Fomos sócios com os portugueses da EPAL, no setor de saneamento. Fui vice-presidente do Olavo e o sucedi na presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro, assim como no Conselho da Monteiro Aranha S.A. e no Conselho de Administração do grupo Ultra.

Este longo relacionamento social, pessoal e profissional me permite afirmar que nenhum empresário amou tanto o Rio de Janeiro como ele. Estando à vontade em Nova York, Cap Ferrat, Paris, Munique ou Wolfburg, Olavo sempre foi ligado ao Rio e ao seu Vasco da Gama. Quando assumiu a Associação Comercial, liderou a grande virada no Rio de Janeiro, reunindo os empresários que viabilizaram a atração dos jogos Panamericanos, dos Jogos Olímpicos, a implantação das UPCs e, um pouco antes, a vinda da Peugeot-Citroën, da qual a MASA foi sócia.

Ao lado dessas atividades empresariais e associativas, Olavo comandou o Instituto Marquês de Salamanca, que desenvolveu, sob o comando de sua filha, Maria, uma expressiva obra social em Bemposta, no interior do Estado do Rio de Janeiro. Em sua Fazenda Santarém, selecionou uma excelente linhagem de cavalos Mangalarga Marchador.

O que mais notabilizou Olavo e que sempre o fará lembrado por seus amigos foi seu temperamento cordial, sua simpatia, generosidade, o amor por suas filhas e família e a refinada elegância de todas as suas atitudes.

Fique com Deus, querido amigo.


 

Música.


Homenagem Musical ao Rio de Janeiro.


 


Trilhas sonoras que podem ser licenciadas a partir de $ 9 reais, para videos em redes sociais!

Abra agora um perfil na Cedro Rosa Digital.


Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.


Veja como funciona.


 



Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page