O extraordinário artesanato dos indios Krahôs
Mônica Carvalho, para CR Zine.
A convite da Tucum, uma loja virtual de artigos indíginas, fui para Tocantins dar uma consultoria para etnia Khahô.
Rio - SP - Palmas e mais dez horas de Kombi atravessando um Brasil novo, lindo, suave, misterioso, solar, plano, alto astral. Pernoitamos num hotelzinho simplório para então no dia seguinte, seguirmos por mais duas horas de estrada na boleia de um caminhão até a aldeia Pedra Branca. Aperitivo: mini cajus, inesquecivelmente saborosos!!!
Monica Carvalho e Khraos / Coleção particular
Ao chegar tudo era novidade, as habitações, os hábitos alimentares, a língua. Não havia banheiro, vai no mato! O banho variava entre dois igarapés em cada ponta da aldeia. Era a hora de fazer a social, brincar com as crianças que têm no rio mais um parque de diversões.
Dez dias voaram, parecia que havíamos chegado ontem. Íamos para nossas redes antes do céu ficar apinhado de estrelas e acordávamos com os galos que conversavam aproximando a imensidão do planalto que ecoando um alto falante principalmente quando um guardião cantava ou anunciava novidades.
Uma família me adotou, fui batizada Aprikaprek (lagartinha vermelha), o batizado foi numa manhã com raiar do sol. Fui levada para o rio, onde me banharam. De lá passei por diversos “lombos” onde me carregavam correndo em torno do pátio central da aldeia para todos me dessem as boas-vindas.
Presentes e mais presentes, afeto puro só não deixei cortarem meu cabelo à lá Krahô.
A oficina decorreu suavemente ao longo dos dias. Nos reunimos debaixo de uma aleia de mangueiras. Falávamos de precificação, acabamento, dicas do mercado “branco”: altura da aba das bolsas, comprimento das alças, fechamento das pulseiras, dimensões das peças. Repeti as mesmas informações de ouvido em ouvido.
Eles interagiam timidamente, voltei pensando que haviam sido palavras em vão, ledo engano! Quando a primeira coleção encomendada pela Tucum chegou, ficamos todos surpresos com as alterações que haviam sido incorporadas. Constatamos, mais uma vez, como os indígenas observam mais do que falam. Ouviram muito bem as sugestões e nos surpreenderam.
Monica Carvalho e Khraos / Coleção particular
Elos atrelados, os Krahôs gostaram do que receberam, aprimoraram com toda elegância e simplicidade as “exigências” do mercado branco. Trabalho com eles desde então e agora a loja Hábito, se juntou à causa e vai comercializar a coleção de Kohós Krahô customizados por mim. Ciclo que se fecha, mal vejo a hora de começar uma nova empreitada.
Mônica Carvalho é artesã, nascida no Rio de Janeiro.
Desde 1998 vem adentrando o território brasileiro, interagindo com comunidades detentoras de fazeres artesanais, ouvindo suas lendas e resgatando nosso patrimônio cultural. Suas obras remetem aos atuais problemas ecológicos, alertam contra o descuido para com a natureza e extravasam um fio feminino de agressividade, indignação, elegância e sensualidade.
Link Loja Tucum
Donga e Chico Buarque, em apresentacao na TV, programa da Hebe Camargo.
As obras de Donga, o autor do primeiro samba gravado são administradas pela Cedro Rosa.
Para conhecer ou licenciar essas obras para trilhas sonoras diversas, abra um perfil na Cedro Rosa.
Acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa
A Cedro Rosa é uma plataforma digital brasileira com escritórios fisicos em NYC, nos Estados Unidos e Tokyo, no Japão, que une, em um único ambiente, criadores musicais e a industria da midia, entretenimento, games e tecnologia para contratos de licenciamento musical.
Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente no site da Cedro Rosa.
A Cedro Rosa produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo.
Sua plataforma digital funciona em 10 idiomas no mundo inteiro e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.
Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa
Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.
Experiência Sensacional além de uma criatividade impar! artesanato show! Parabéns