top of page
Foto do escritorRedação

“O Cajueiro de Carlo” dos Irmãos Braig.




O filme movimentou toda a cidade baiana de Canavieiras, na Costa do Cacau, em um esforço coletivo inédito e histórico para o município. Sobre o projeto: Os irmãos Braig trazem neste seu primeiro longa um marco do cinema independente. Com uma equipe extremamente reduzida porém cheia de paixão e motivação eles trazem a temática da busca da arte em cantos muitas vezes esquecidos.


Essa obra dá visibilidade a grupos negligenciados, elevando e valorizando as raízes africanas. Toca em pontos sensíveis como intolerância religiosa, machismo no esporte, homofobia e saúde mental. E ainda traz o talento esquecido dos povos tradicionais e comunidades ribeirinhas. Esse filme só se fez possível por ter sido um trabalho coletivo de toda a cidade de Canavieiras. Com exceção do ator principal todos foram voluntários, já que esse projeto trouxe o ideal de através da arte motivar os jovens de uma cidade pequena a descobrir seus talentos e motivações através do cinema.


Com atores 100% baianos trazendo sotaques autênticos e um DNA totalmente da terra “O Cajueiro de Carlo” é mais um passo para fortificar o cinema da Bahia, como disse Rogério Sagui.


Trata-se de um momento histórico para Canavieiras, que mesmo já tendo sido cenário de novelas e filmes, agora pela primeira vez vê um filme produzido completamente por Canavieirenses.


O projeto inteiro é de certa forma meta-artístico, pois se ele trata da valorização da arte e de seu potencial para a mudança da vida de jovens então é isso exatamente o que as próprias filmagens trouxeram: uma nova perspectiva para uma cidade, com “um filme que precisa ser visto” palavras de Silvio Tendler.


<