Ministério da Cultura anuncia 1, 7 milhões de euros para ajuda à música na pandemia... na Irlanda

A indústria da música é das mais atingidas pelo Covid-19. Shows, turnês e gravações foram cancelados da noite para o dia, deixando milhares de trabalhadores sem emprego e renda.
O ministério da Cultura, Esportes e Turismo da Irlanda anunciou o pacote de estímulo à indústria cultural, para apoiar compositores, gravações e lançamento de albuns.
"Pela excepcionalidade do momento, eu decidi aumentar o fundo de ajuda à música, ajudando a 79 camping de composições e 56 novos albuns", informa a Ministra Catherine Martin, que também é cantora clássica.
Desde o início da pandemia, diversos paises desenvolveram fundos especiais de apoio às atividades musicais e artisticas.
O aumento vertiginoso do mercado de SVOD (streaming de videos on demand) demandou a sincronização musical em filmes, novelas, games, séries, programas de tv, esporte, publicidade etc.
No entanto, uma das maiores dificuldades deste segmento é o licenciamento de obras certificadas, sem nenhum tipo de problema de direito autoral.
A Cedro Rosa criou uma plataforma digital, em 10 idiomas para atender a este mercado fazendo um duplo serviço: de um lado, cadastra e registra obras e fonogramas, cuidando da certificação e identificação correta para que compositores, músicos, produtores e bandas sejam remunerados pela utilização e execução publica de suas musicas.
De outro lado, permite que usuários destas obras possam licenciá-las diretamente na plataforma, com a segurança de que estao utilizando músicas certificadas, sem nenhum tipo de embaraço de direito autoral.
Para utilizar este serviço basta abrir um perfil na Cedro Rosa Digital.
PARTICIPE DA VAQUINHA VIRTUAL PARA O PROJETO DE CD, FILME E DISCO "40 ANOS DO CLUBE DO SAMBA."
A partir de R$ 25.

Criativos! é uma revista digital de Arte, Cultura e Economia Criativa e conta com a colaboração de centenas de artistas, criadores, jornalistas e pensadores da realidade brasileira.
Editado pela Cedro Rosa.