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Mais mulheres na ciência e tecnologia: a importância da educação de base

Foto do escritor: RedaçãoRedação

Como o desenvolvimento integral e a equidade de gênero impulsionam carreiras femininas em setores de alta demanda


São Paulo, março de 2025 - O SAS Educação, plataforma de educação que atende escolas em todo o Brasil, tem a equidade de gênero integrada a sua abordagem pedagógica, promovendo a conscientização da inserção de meninas em carreiras tradicionalmente dominadas por homens. Organizações internacionais, como a UNESCO, apontam que, apesar dos avanços, ainda há sub-representação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). A educação de qualidade e a adoção de práticas inclusivas são essenciais para reverter esse quadro.



No cenário nacional, o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025 (Fórum Econômico Mundial) e demais estudos setoriais indicam que as profissões ligadas à tecnologia, inovação e outras áreas em expansão continuarão crescendo. Nesse contexto, a equidade de gênero não só contribui para o desenvolvimento econômico, mas também amplia as oportunidades para as jovens brasileiras,Incentivos e Direcionamento Educacional


De acordo com o SAS Educação, investir no desenvolvimento integral das estudantes desde cedo é fundamental para prepará-las para desafios em áreas historicamente masculinas. Kassiopeya Costa, gerente executiva de Consultoria Pedagógica do SAS Educação, ressalta: ‘Acreditamos que o incentivo ao pensamento crítico, à criatividade e à mentalidade de crescimento – como demonstrado em nossas avaliações – prepara as meninas para enfrentar barreiras históricas e culturais. É vital criar ambientes educacionais que fortaleçam a autoconfiança e estimulem o interesse em carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, sem desconsiderar outras áreas em expansão’.”


 

Escute essa Roda de Samba de Mulheres. Repertório Cedro Rosa.



 

Entre as ações que podem ser adotadas por escolas e famílias para fomentar esse interesse, destacam-se:

  • Educação fundamental: Incentivar meninas a se envolverem com ciência e tecnologia desde cedo, por meio de experiências interativas e práticas.

  • Ambiente de Aprendizado Inclusivo: Desenvolver salas de aula e currículos que desafiem os estereótipos de gênero e promovam a participação igualitária.

  • Métodos de Ensino Inovadores: Utilizar aprendizado interativo, baseado em projetos e ferramentas digitais para tornar as disciplinas STEM mais acessíveis e envolventes.

  • Programas de mentoria e modelos de referência: Sessões com profissionais mulheres que sirvam de referência, apresentando oportunidades e debatendo os desafios do mercado.

  • Foco em competências socioemocionais: Segundo o estudo Avaliação de Competências do Século XXI, realizado pela Beyond Education em parceria com a Arco Plus (empresa-irmã do SAS Educação)¹, habilidades como colaboração, resiliência e mentalidade de crescimento são determinantes para a formação de alunas seguras e inovadoras.

  • Parcerias com universidades e empresas: Projetos que promovam visitas e estágios iniciais em laboratórios e empresas de tecnologia, aproximando as estudantes do ambiente profissional.

  • Participação em Olimpíadas: Incentivar a participação em competições acadêmicas – como as Olimpíadas de Ciência, Matemática e Física – que despertam o interesse e aprimoram as habilidades técnicas das meninas.

  • Envolvimento da Comunidade e famílias: Incluir famílias e comunidades para apoiar e reforçar o interesse das meninas por carreiras em STEM.


Resultados da Avaliação de Competências do Século XXI

Conforme o estudo Avaliação de Competências do Século XXI, realizado pela Beyond Education em parceria com a Arco Plus, que avaliou mais de 70 mil estudantes de 878 escolas parceiras em todo o Brasil, foram identificadas diferenças significativas entre os gêneros. Os resultados indicaram que:

  • Os estudantes do sexo masculino alcançaram uma pontuação média geral de 125,5, enquanto as alunas atingiram 123,2.

  • Na dimensão Habilidades: As meninas demonstraram níveis superiores em Colaboração, enquanto os meninos apresentaram maiores níveis em Criatividade e Comunicação.

  • Na dimensão Caráter: As mulheres se destacaram em Ética, e os homens tiveram desempenho superior em Mindfulness e Resiliência.

  • Na dimensão Meta-aprendizado: Os meninos evidenciaram níveis mais elevados em Metacognição e Mentalidade de Crescimento.


Esses dados reforçam a necessidade de ações direcionadas que promovam a inclusão e o desenvolvimento de competências específicas, contribuindo para que mais meninas se sintam preparadas para ingressar em campos tradicionalmente masculinos.


Exemplo de Sucesso: A Trajetória de Gabriela Torreão

Gabriela Torreão, ex-aluna do Colégio Ari de Sá, é prova de que o apoio educacional pode transformar sonhos em realidade. Recentemente aprovada na University of Notre Dame para cursar Engenharia Química e Biomolecular, Gabriela acumula conquistas notáveis, entre elas:

  • Ouro na Olimpíada Ibero-Americana de Química (2023): Uma das quatro brasileiras participantes, conquistando o 2º lugar geral entre 19 países.

  • Menção honrosa na 57ª International Mendeleev Chemistry Olympiad – IMChO (2023).

  • Ouro e 3º lugar na Olimpíada Brasileira de Química – OBQ (2022).


“Essa trajetória mostra como a educação integral e o estímulo constante desde cedo podem ajudar as meninas a superarem barreiras e a sonhar alto. Encontrei professores e uma rede de apoio que me incentivaram a explorar e desenvolver minhas habilidades em química e engenharia”, destaca Gabriela.


Equidade e Futuro Profissional

O Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025 e o estudo mencionado reforçam que, ao promover a participação feminina, amplia-se a diversidade de ideias e perspectivas, impulsionando a inovação em diversos setores. “Investir na equidade é investir no futuro – tanto das jovens quanto do país”, conclui  Kassiopeya Costa, gerente de Consultoria Pedagógica do SAS Educação.


Links e Referências

 

Sobre o SAS Educação 

O SAS Educação é uma plataforma de educação que há 21 anos oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país. Um exemplo é que o SAS é anos líder em aprovações no SISU.

 

 

Contato de Imprensa

Camila Rocha e André Moraes – sas@edelman.com


 



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