top of page

Escola de Música da AMC.


Lena de Souza, para CRIATIVOS!


Lena de Souza

Oi, amigos! Sou Lena de Souza, uma das coordenadoras da Escola de Música da AMC.

Nossa escolinha, é assim que os alunos carinhosamente a chamam, funciona em um lindo quintal em Vilar dos Teles, São João de Meriti.


Vocês bem podem imaginar a dificuldade de sobrevivência de um projeto que trabalha com crianças de baixa renda, com cultura brasileira e na periferia da cidade, não é? Mas, muito orgulhosamente, estamos completando 23 anos de funcionamento. Nossa escola funciona de segunda à sexta-feira das 8:30 às 17:30.


Nestes últimos 10 anos, o que nos permitia abrir a escola diariamente, antes da pandemia, agora também estamos em isolamento social, foram as doações dos “Amigos da AMC”. Grupo de pessoas solidárias e comprometidas com a mudança da desigualdade social em nosso país.



Escute a Playlist - Roda de Samba das Mulheres - Spotify




Trabalhamos com crianças e jovens carentes de formação, informação e cidadania. Não há nenhum pré-requisito para participar de nossa escola. Não fazemos teste de aptidão. Os alunos estudam com os instrumentos de nossa escola.

O jovem que tiver aptidão para a música, encontra em nossa Escola de Música, toda a formação teórica e prática do seu instrumento e, além de se tornar um instrumentista, pode vir a ser um monitor, um instrutor e professor de música. Outros alunos, mesmo que não venham a ser instrumentistas, encontram espaço para aguçarem sua sensibilidade, sua cidadania, aprendem a trabalhar de forma coletiva.


Todos os nossos alunos lêem partitura.


Todos os nossos professores foram formados na própria Escola de Música da AMC.


É muito gratificante vê-los, espalhados pelo quintal, com suas partituras estudando Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Waldir Azevedo, Chiquinha Gonzaga, Monarco, Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Wilson Moreira e tantos outros grandes mestres que temos.




 

Escute a Playlist - Os Grandes Mestres do Samba – Spotify

Escute A Musica e Eu (Tuninho Galante e Marceu Vieira ) - Cedro Rosa.

 


No trabalho com crianças e adolescentes, de baixa renda, logo aparece o problema da profissionalização. Muito cedo esses adolescentes se vêm obrigados a abandonar seus estudos por conta da dificuldade financeira enfrentada por suas famílias.


Temos vários grupos formados: Grupos de Choro / Orquestra de Cordas e Sopros / Flautistas da AMC / Orquestra de Percussão / Grupos de Samba / Banda de Pífano , etc.


Estes grupos de instrumentista, constantemente fazem apresentações em praças, teatros, escolas, asilos, centros culturais, orfanatos, instituições, festas, etc...

Temos conseguido mostrar, através do sucesso das apresentações, que a música é uma alternativa profissional.


Tivemos, durante mais de 15 anos, nosso projeto “Oficina de Samba e Choro”. Um sábado por mês, recebíamos em nosso quintal, compositores, intérpretes e músicos, respeitados por seu envolvimento com nossas raízes culturais apresentando-se para a comunidade. Esses artistas foram sempre, e somente, acompanhados pelos instrumentistas da Escola de Música da AMC. Alguns artistas que participaram deste projeto: Turíbio Santos, Nei Lopes, Ademilde Fonseca, Nelson Sargento, Áurea Martins, Wilson Moreira, Dorina, Daniela Spielmann, Zé da Velha, Silvério Pontes, Odete Ernest Dias, Monarco, Nicolas Krassic, Nilze Carvalho, etc.





A partir destas apresentações, vários músicos da AMC foram convidados por alguns artistas para participarem de gravações, de shows, etc.


Mais um importante momento dado aos alunos/músicos de se aperfeiçoarem, verem seu trabalho reconhecido e receberem um cachê.


Geralmente os alunos estão na Escola de Música diariamente. Nossa Escola tornou-se um lugar de encontros, de estudos, de lazer, de afeto, de entretenimento e informação.


É com muito orgulho que podemos afirmar que, hoje está implantado um trabalho de sucesso, tanto do ponto de vista musical, como de cidadania, e de fundamental importância para a comunidade.



“Esta é nossa maneira de combater a violência!”

“Esta é nossa maneira de lutar pela paz!”



Conheçam um pouquinho mais: www.escolamc.com.br


 

Cedro Rosa cria plataforma digital que permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro. Tudo online!


A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.



 

Playlist da Cedro Rosa no Spotify e no Youtube. Músicas disponíveis para licenciamentos.


A Cedro Rosa representa milhares de obras musicais originais. Escute as playlists nas plataformas mais famosas do mundo.




O Melhor da MPB




Bossa Nova / Spotify

Instrumental Esporte Fino / Youtube




Playlist Carnaval 2021 - Cantando e sambando com distanciamento social ou em Casa! / Spotify.




Todas essas obras são representadas pela Cedro Rosa.

Abra um perfil em nosso site.

Consulte-nos para sincronizações para trilhas sonoras.


Acompanhe nossas redes sociais.






Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page