EVENTOS, por Léo Viana.



Léo Viana

Todo mundo tem suas imagens preferidas ao longo do ano, dentre aquelas que se repetem indefectivelmente. Eu tenho as minhas, você tem as suas. E a mídia sabe fazer uso delas, apelando para a nossa familiaridade com aquelas cenas e nos dando mais do mesmo a cada ano, na certeza do nosso interesse.


Seja a Missa do Galo, em que o celebrante varia de tempos em tempos (eu vejo vez ou outra, mas desde o Paulo VI...), seja aquele engarrafamento da descida da serra em São Paulo, com todas aquelas pistas engarrafadas no pedágio e a viagem, de 100km, levando diversas horas pra se completar. A minha preferida já foi a comemoração do Flamengo do Zico, no tempo em que o time variava pouco de um ano pra outro e quase sempre comemorava algum título.


Há quem prefira aquela fuga desesperada da Flórida quando o furacão está chegando. O desfile militar da Praça Vermelha e até o desfile do exército da Coréia do Norte (que, eu desconfio, se repete toda semana...) também tem seus admiradores. O encerramento do carnava