top of page

Fuderú de Caçarola *




Como disse, minha mãe também era dada a invenções nesse campo chulo. A expressão “Fuderú de Caçarola”, por exemplo, nunca ouvira ninguém proferir. É copyright dela, acredito. Na verdade, não chega a ser um palavrão, mas era quase um. E aí podemos especular que o palavrão vai muito da atitude de quem fala, do contexto e da interpretação de quem ouve. E nem sempre pode ser definido etimologicamente como um palavrão. Algo chulo.


Minha avó, mãe de minha mãe, quando queria repreender por algum erro ou desobediência uma prima que ela criava, em vez de desferir um palavrão tradicional chamava a menina de “Peseta”. Claro que se a Sandra fosse espanhola, e aquele país não estivesse às voltas com percalços consequentes do neoliberalismo, ela deveria se sentir valorizada. Mas como não era essa a realidade, sentia-se xingada mesmo. Uma questão de semântica.


Mas voltemos ao fuderú. Creio não ser difícil associar a expressão, assim, à primeira vista, a algum prato. O Bife de Caçarola, o conhecido bife de panela parece ser parente, não é mesmo? E Fuderú de Caçarola, se fizermos um biquinho, afrancesando a entonação, garanto que passa fácil-fácil por alguma engenharia gastronômica que os mais requintados exercitam no Cordon Bleu.


Fui a dicionários e o mais perto que achei foi ‘Fudevu’. Minha mãe pode ter entendido mal o termo da primeira vez que ouviu. E fudevu significa, segundo os mesmos pais dos burros, “quebra pau”, “arruaça”, “bagunça”, bem próximo do que minha mãe tentava descrever com o seu fuderú. Pode ter sido essa a origem da expressão complementada com a caçarola, por uma simples questão de sonoridade, creio.


Pesquisei ainda a gíria Fuderoso, que pode ser sinônimo de Fudevu, mas que em nosso dia a dia tem significado mais nobre: “da hora”, “muito intenso”, “muito foda”, sendo que este último, por uma questão semântica, não tem nada a ver com ato sexual ou coisa parecida. Significa mesmo é, grandioso, estupendo e outros adjetivos mais polidos. Quem nunca ouviu algo do tipo “A manobra do fulano foi fuderosa, meu!”?


Pois é isso. Minha mãe era dada a inventar ou disseminar expressões chulas. Mais adiante abordaremos algumas, muito usadas por ela para ajudar no polimento de nossa educação, minha e da Rozana, minha irmã. Coisas imperativas e escatológicas como “Fecha essa latrina” (usada para calarmos a boca); solenes e quase sacras como “Os tomates do Padre Inácio”; ou ainda brejeiras, como “Bonito igual ao cu do cabrito”. E por aí vai...


* Do livro ‘Os Tomates do Padre Inácio’, memórias domésticas do palavrão.

 

Música, Arte, Cultura


Samba Muito Bom, com Tempero Carioca, Mário Lago, Zeca Pagodinho e grande elenco



Plataforma digital contribui para o crescimento da indústria musical, facilitando o acesso à música de qualidade e estimulando a criatividade em várias formas de mídia e aplicativos.



A Cedro Rosa Digital tem desempenhado um papel significativo no mercado de músicas de alta qualidade em todo o mundo, oferecendo uma ampla gama de benefícios tanto para os compositores quanto para o mercado em geral. Ao distribuir suas canções em todas as plataformas de streaming, a Cedro Rosa Digital amplia o alcance dos artistas, possibilitando que suas músicas sejam ouvidas por um público global. Além disso, a opção de compra e licenciamento das canções permite uma maior flexibilidade para os usuários, seja para uso pessoal ou para trilhas sonoras em várias mídias e aplicações.



Uma das grandes vantagens proporcionadas pela Cedro Rosa Digital é a garantia de preços justos tanto para os compositores quanto para o mercado. Os artistas recebem uma remuneração adequada pelo uso de suas músicas, incentivando a produção de conteúdo de alta qualidade e o surgimento de novos talentos. Ao mesmo tempo, o mercado tem acesso a um vasto catálogo de músicas a preços acessíveis, permitindo que produtores audiovisuais e criadores de conteúdo encontrem trilhas sonoras adequadas para suas produções, impulsionando a criatividade e a diversidade de projetos.


Escute essa playlist, com músicas de bar e boteco, via Cedro Rosa Digital, na Spotify.


Com seu modelo de negócios inovador e a disseminação das músicas em todas as plataformas de streaming, a Cedro Rosa Digital tem promovido um impacto positivo no mercado de músicas de alta qualidade. Ela cria oportunidades para artistas alcançarem um público maior, disponibiliza opções flexíveis de compra e licenciamento, e estabelece preços justos para todos os envolvidos.



0 comentário

Comentários


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page