Festival de Harpas online vira case de sucesso. Em novembro virá o XI RioWindsFestival.
Ao se encontrar por acaso com numa farmácia em Nova York no carnaval de 2020 com Sérgio Costa e Silva, criador do vitorioso projeto "Musica no Museu", o músico e produtor Tuninho Galante foi taxativo:
"O streaming veio para ficar, vamos transmitir o projeto XV RioHarpFestival ao vivo".
Mal sabiam os dois que nos próximos meses o Brasil entraria numa profunda crise sanitária onde apenas os serviços essenciais seriam mantidos. Os shows presenciais que aconteceriam em diversos palcos do Rio de Janeiro e São Paulo foram cancelados,
mas como já havia compromissos assumidos, optou-se por uma solução radical: transmissão em streaming. E assim foi feito, com uma grande surpresa: uma audiência extraordinária para um festival de harpas.
Um dos segmentos que mais cresceram na pandemia foi o dos streamings e Lives, tanto culturais, artísticas e corporativas.
Ainda que o Brasil tenha grandes problemas de acesso universal e qualidade no sinal de internet, o streaming e seus subprodutos, como as Lives vieram pra ficar, segundo Tuninho Galante:
"As mídias são complementares e com raras excessões tecnológicas, como a substituição do papiro, por exemplo, uma midia não substituirá outra, apenas complementará", afirma Galante.
Segundo o produtor, a Cedro Rosa já apostava nesse segmento, tanto na gravação ao vivo de eventos importantes em audios como de imagem, na produção de podcasts, há mais de 3 anos como na compra de equipamentos de ponta para gravação e transmissão.
Assistam à Live com Sergio Costa e Silva, do projeto Musica no Museu e Pedro Vilela Garcia, da Elebrobras, patrocinador do projeto.
O Festival de Harpas online, versões Rio e SP foi sucesso de público e está disponivel na rede. Em novembro, a Carpex produzirá e a Cedro Rosa fará o streaming do XI RioWindsFestival - Festival de Sopro online.
Entre as vantagens de se transmitir em streaming os projetos culturais é que eles permanecem online, como uma memória perene (o quanto durar a internet, pelo menos), acessível a toda a comunidade.
Assistam alguns concertos do Festival de Harpas aqui.
Ads
Criativos! é uma revista digital de Arte, Cultura e Economia Criativa e conta com a colaboração de centenas de artistas, criadores, jornalistas e pensadores da realidade brasileira.
Editado pela Cedro Rosa.
A Cedro Rosa é uma produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo.
Sua plataforma digital funciona em 10 idiomas no mundo inteiro e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.
Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa
Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.
Comments