top of page

Da Barsa ao Google.

Sergio Schmid, do Canal Ponte Aérea, para CRIATIVOS!




Usando uma das palavrinhas da moda, será que existe período mais DISRUPTIVO do que esse?

Parece que passou muito tempo entre elas, mas não, a Barsa foi criada em 1964 e o Google em 1998. Estamos falando de 34 anos, e sabe quanta coisa aconteceu nessas quase 4 décadas?

A internet foi criada em 1969 nos USA e chegou ao Brasil em 1981, a câmera digital foi criada na década de 70, o celular também foi inventado na década de 80 e, nessa mesma década, a IBM lançou o PC.


Vou parar por aqui porque se continuar vai ter gente com o chip dando super aquecimento.

Em 1986 fui estudar nos USA, fui meio em um voo cego, para se comunicar com os gringos nessa época só por carta ou telefone, queria estudar computação gráfica. No Brasil, os poucos cursos que existiam eram mais voltados para o pessoal de engenharia, matemática, já que envolvia basicamente cálculos e mais cálculos e o que eu buscava era trabalhar com imagens.

Durante 6 meses nos USA, passei literalmente por uma lavagem cerebral, no bom sentido, nunca aprendi tanto em tão pouco tempo. Eu era bombardeado de muitas informações diárias, era impressionante viver em uma cidade que não para, estudei em NY na School of Visual Arts.


 

O que é Economia Criativa? Saiba aqui.

 

Voltei ao Brasil e, quando estava a caminho de casa pela Av Brasil aqui no RJ, não esqueço até hoje do pensamento que tive: porque voltei, nesse país nada acontece, está parado no tempo.

Anos se passaram e o meu objetivo de trabalhar em Computação Gráfica se realizou, trabalhei na Globo e depois montei a minha própria produtora, mas aí é outra história.


Voltando ao tema principal, a bendita palavrinha DISRUPTIVO, não consigo enxergar gerações que tenham vivido mais isso do que as pessoas de 50+. Passamos por transições muito rápidas, muita inovação, muitos conhecimentos novos, na realidade, nós fazemos parte de tudo que existe hoje, ajudamos a criá-las.

Claro que muitos que viveram esse período ficaram pelo caminho, não se adaptaram a tantas inovações, outros continuam na ponta dos cascos, totalmente atualizados com as tecnologias e tendências.


Aí fica a reflexão, quando será que a raça humana conseguirá enxergar o seu semelhante como uma fonte de conhecimentos e não pela "carcaça"? Pouco importa se ele é velho, novo, homem, mulher, marciano, etc, temos que nos enxergar como fontes de experiências e conhecimentos que precisam ser trocadas e espalhadas.


Quem sabe um dia o ser humano consiga ser DISRUPTIVO a esse ponto.


 

Playlists na Spotify e Youtube

Repertório Cedro Rosa, disponivel para trilhas sonoras e licenciamentos. O Melhor da MPB



Escute a playlist O melhor da música instrumental / Spotify


 

Ana de Hollanda, Roberto Menescal e Glória Braga conversam sobre música e direito autoral na Cedro Rosa.


A Cedro Rosa promoveu um animado papo com o compositor e produtor Roberto Menescal, a ex-Ministra da Cultura e compositora Ana de Hollanda e a advogada e ex-superintendente-geral do ECAD, Gloria Braga sobre a perseguição aos artistas e ao direito autoral.


Assista.


 

Playlists no Spotify e Youtube

Obras disponíveis para trilhas sonoras diversas, na Cedro Rosa.



Instrumental Brasileiro First Class / Youtube

Manhattan Lounge Bossa Nova / Youtube




Roda de Samba / Spotify

Essas Cantoras Maravilhosas / Spotify


 

Cedro Rosa, produtora e distribuidora de música e conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo inova com plataforma digital de administração de direito autoral




A plataforma digital da Cedro Rosa funciona em 10 idiomas no mundo inteiro e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.


Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da mídia como TVs, Rádios, produtoras de cinema e conteúdo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.

 

CRIATIVOS! é um diário digital voltado à Arte, Cultura e Economia Criativa e conta com a colaboração de centenas de artistas, criadores, jornalistas e pensadores da realidade brasileira. Editado pela Cedro Rosa.

Conheça nossos colunistas.


 




Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page