top of page

Cultura retoma espaço, público retorna, segmento volta a gerar emprego e renda



Paula Scamparini e Aida Sardui, cineasta cubana, na montagem da exposição no CCJF, no Rio*


O relatório do ITAÚ CULTURAL e DATAFOLHA mostra que o segmento da cultura está reagindo, depois de anos de esvaziamento no governo anterior.



O segmento de Cultura e Economia Criativa é estratégico, gerando milhões de empregos e bilhões de dólares em renda e divisas internacionais. Somente países atrasados não se dão conta da importância deste segmento.


Trecho do estudo:


Mais brasileiros realizaram atividades culturais em 2023 no comparativo com o ano anterior – 96% dos entrevistados neste novo ciclo contra 89% em 2022. O crescimento foi puxado pelo consumo de streaming de músicas, filmes e séries, contudo, atividades presenciais como apresentações artísticas, exposições e visitas a museus e centros culturais também registraram aumento.
Os dados são da 4ª edição da pesquisa Hábitos culturais, uma parceria do Observatório da Fundação Itaú e do Datafolha, que ouviu 2.405 pessoas de 16 a 65 anos em todas as regiões do país, entre os dias 1º e 28 de setembro de 2023.

  • Matéria do portal CRIATIVOS! sobre a exposição de Paula Scamparini, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Leia Aqui.


Leiam tambem o belo artigo de Júlia Zardo sobre Economia Criativa, publicado na Veja Rio.


 

Tecnologia impulsiona a Economia Criativa: A Cedro Rosa na Vanguarda da Transformação Cultural via música"



A interseção entre tecnologia e cultura tem sido um ponto-chave para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável em várias comunidades. No centro desse movimento encontra-se a Cedro Rosa , uma empresa multifacetada que se destaca na produção e distribuição de música, filmes e programas de TV, além de liderar o portal Criativos, dedicado a outras manifestações culturais e à economia criativa.




A empresa utiliza sua plataforma digital como uma força propulsora para artistas locais, promovendo e distribuindo seu trabalho de forma inovadora, criando assim um ciclo de crescimento econômico. Por meio de parcerias estratégicas e uma abordagem centrada na tecnologia, a Cedro Rosa impulsiona não apenas a indústria criativa, mas também gera oportunidades de emprego e renda para diversos profissionais.



O portal Criativos, por sua vez, serve como um epicentro para uma variedade de atividades culturais, desde exposições de artesanato até eventos literários e iniciativas ambientais. Esta diversidade reflete o compromisso da empresa com a preservação da cultura local e o estímulo ao empreendedorismo criativo, agregando valor à economia regional.



Através dessa sinergia entre tecnologia, cultura e economia criativa, a Cedro Rosa tem se firmado como um exemplo inspirador de como a inovação pode impulsionar o crescimento sustentável. Sua abordagem visionária não apenas eleva a qualidade de vida dos envolvidos, mas também reforça a importância de investimentos que valorizam e promovem a diversidade cultural.

0 comentário

Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page