top of page

Cultivo




Era 2020 e minhas férias estavam começando, resolvi que iria montar um jardim, foi assim que nasceu essa história linda de cultivo.


Sempre vivi em um ambiente com espaço propício para o plantio, com árvores frutíferas, flores, pássaros e natureza. Lembro que quando criança a vovó Minervina fazia questão de plantar, colher, torrar e apiloar o café… Hummm que lembrança boa, ainda temos em casa um pé de café plantado pela vovó, mesmo depois de 26 anos sem a presença dela entre nós. Ainda lembrando da minha infância, subindo no pé de amora, de ameixa, observando vovó plantar cana, milho e outros frutos, tenho certeza que o que vivo hoje foi plantado em meu coração naquele tempo.


A vida mudou um pouco ao longo dos anos, mas em dezembro de 2021 no meio do meu jardim com rosas e folhagens surge um pé de melancia, fruto este, que nunca havia cultivado, e fiquei curiosa e deixei ele lá quietinho, os ramos foram saindo e se adaptando no piso de cimento com uma frutinha de 2 cm.


Confesso que no momento da descoberta eu parecia uma criança ao ver seu primeiro pé de feijão nascendo no algodão…

Fiz uma espécie de bercinho de terra preta em uma bacia improvisada.




Melancia de Luana Oliveira, nascida "espontaneamente" no quintal
Melancia de Luana Oliveira

Fiquei boba, estou encantada!


Diariamente de lá para cá, ao acordar faço um ritual de bom dia para a minha melancia, a criança da casa (o Léo) me acompanha na jornada e ajuda emanando amor para que nosso fruto cresça cada dia mais. Hoje com pouco mais de 12 cm a melancia se tornou fonte de energia da nossa casa, ela é a atração principal.


Com um nome um tanto complicado a Citrullus Lanatus é uma cucurbitácea e pode ser cultivada em quase toda a região do Brasil, sua origem vem do continente africano, possui em sua composição 90% de água e é uma das frutas mais recomendadas para dias de sol intenso.


Café musica, a playlist - Escute na Spotify.



O plantio de melancia é feito por sementes, no meu caso, acredito que um pequeno morador tenha plantado sem intenção, mas que está sem dúvida me trazendo uma grande lição em 2022.


Já fiz algumas leituras de artigos científicos e pesquisas em revistas agrícolas sobre o cultivo deste fruto que contribui significativamente para questões sociais, mantendo pequenos e grandes produtores, gerando renda e crescimento econômico para nosso país. De acordo com Joana Colussi (2018) o Rio Grande do Sul lidera o ranking brasileiro de maior produtor de melancia nacional. Demais né!Seria audácia, querer contabilizar a minha melancia para o ranking de produção? Viajando na imaginação e muito feliz com meu cultivo, claro que a história não finaliza aqui, vou pensar no próximo capítulo falando da colheita.


Por hora sugiro que saboreiam uma melancia para amenizar o calor do verão.


Por Luana Oliveira, para Criativos!


Mais sobre agricultura!

Uai, nao me conhecia? Sylvia Wachsner

 

Música!



Vamos Sambar?!


Vamos dançar?!




 

Siga as Redes Sociais da Cedro Rosa.

 

Cedro Rosa cria Plataforma mundial de Música, em 10 idiomas, para gerir direitos autorais e licenciar musicas.




Músicos, compositores, bandas, mídia, produtores de cinema, streaming, TV, publicidade e games em um único ambiente digital, para negócios de licenciamento.



Abra um perfil agora


Plataforma digital permite registro, distribuição e licenciamento de músicas no mundo inteiro. Todo mundo pode escutar músicas e podcasts de graça.



A Cedro Rosa , produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo criou uma plataforma digital de administração e distribuição de músicas no mundo inteiro.


Para ter acesso, como artista, empresa ou simplesmente amante de música, basta abrir um perfil, apenas com nome e e-mail.


A plataforma digital funciona em 10 idiomas e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.


Acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.



Nesta edição do programa Estação Sabiá, apresentado pela jornalista Regina Zappa na TV 247, o entrevistado é o produtor e compositor Tuninho Galante, que produziu o CD que conta a história musical do Clube do Samba.



0 comentário

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page