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Foto do escritorRedação

CCBB Rio de Janeiro celebra 80 anos do icônico diretor mineiro Eid Ribeiro com nova encenação de “Fim de Partida”, de Samuel Beckett

 

fonte: divulgação

Ao completar 80 anos de vida, Eid Ribeiro retorna a um dos mais conhecidos textos de Samuel Beckett “Fim de Partida”, peça já levada aos palcos pelo diretor mineiro em 1988, quando mergulhou no mundo sombrio e angustiante como Samuel Beckett a concebeu. Hoje, ele inova ao revisitar o espetáculo tendo desta vez dois palhaços da Trupe Garnizé como protagonistas: Francisco Dornellas e seu filho Victor, além de João Santos e Marina Viana, em participações especiais. Eid resolveu rir do fim do mundo, trazendo à cena o olhar do palhaço.

 

Assim, a nova encenação  de Eid Ribeiro traz um Beckett com tons de comédia, sem deixar de ser profundamente humano. No palco, Francisco Dornellas (79 anos) vive Hamm e contorna suas dificuldades motoras e cognitivas, ocasionadas por dois AVCs recentes. Para superar os desafios, Chico conta com recursos tecnológicos e o auxílio do filho, Victor Dhornelas, que vive o personagem Clov, ambos dividem a cena desde a infância de Victor.

 

O novo “Fim de Partida” de Eid Ribeiro busca provocar uma simbiose entre o personagem da ficção beckettiana e a linguagem da palhaçaria, com duas narrativas que percorrerão caminhos paralelos, mas que se identificarão em determinados momentos, praticando um jogo de ironia e escárnio, rindo do trágico destino traçado para a humanidade. O resultado pode ser visto como um espetáculo que navega rumo ao acaso e à improvisação, mas com pontual elaboração em determinados momentos.

 

“Enquanto os seres humanos não conseguem se comunicar apesar de falarem pelos cotovelos, o humor e o riso fazem parte dessa nossa tragédia. Então, nada melhor que a sabedoria de um velho palhaço para narrar a sua história”, brinca Eid Ribeiro.

 

Com patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a estreia no Rio de Janeiro será no dia 5 de junho, quarta-feira, no Teatro III do CCBB, onde fica em cartaz de quarta a sábado às 19h e domingo às 17:30h, até 30 de junho, com ingressos a partir de 15 reais.

 

Ficha técnica

 

Texto: Samuel Beckett

Direção: Eid Ribeiro

Assistente de direção: João Santos

Tradução: Fábio de Souza Andrade

Elenco: Francisco Dornellas, Victor Dhornelas, João Santos e Marina Viana

Iluminação: Bruno Cerezoli

Trilha Sonora: Eid Ribeiro e João Santos

Trilha sonora original e efeitos sonoros: Airon Gischewski

Cenário e figurino: Eduardo Félix

Assistente de cenografia: Márcio Miranda

Costureira: Aurora Majnoni

Serralheiro: Nilson Santos

Colaboração artística (figurino e maquiagem): Thálita Motta

Execução de maquiagem: Victor Dhornelas

Confecção de boneco: Leandro Marra e Eduardo Félix

Consultor de palhaçaria: Evandro Heringer

Preparação corporal: Eliatrice Gischewski

Preparação vocal: Ana Hadad

Produção executiva: Nathan Coutinho

Assistentes de produção: Guga Medeiros e Daniel Dornellas

Coordenação de Produção e Gestão de projeto: Cris Moreira - Esparrama!

Gestão financeira: Graziane Gonçalves

Coordenação de Comunicação Bárbara Amaral

Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Edição do release para o CCBB RJ: Ney Motta

Fotos de divulgação: André Veloso

Programação Visual:  Tiago de Macedo - Estúdio Ofício

 

Serviço

 

Fim de Partida

Temporada: 5 a 30 de junho de 2024

Dias e horários: Quarta à sábado às 19h e domingo às 17:30h

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro III

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro

Informações: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Valor do ingresso: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia)

Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.

Ingressos adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site bb.com.br/cultura

Funcionamento do CCBB Rio: de quarta a domingo, das 9h às 20h (fecha às terças).

Duração: 135 minutos, com 10 minutos de intervalo

Classificação: 16 anos


 

Economia da Cultura e Economia Criativa


A cultura é inerente ao ser humano e tem raízes profundas na história mundial. Desde a arte rupestre, que existe há mais de 40 mil anos, até os produtos culturais consumidos diariamente, como filmes, músicas e séries, a cultura desempenha um papel vital em nossa sociedade. No entanto, o setor cultural e da economia criativa representam 3.11% do PIB, segundo relatório da Fundação Itaú.


É aqui que entra a economia da cultura e a economia criativa.

  • Economia da Cultura: Esse termo surgiu em 1965, quando economistas analisaram os teatros da Broadway e apontaram a necessidade de subsídios para o setor cultural. Simplificando, a economia da cultura considera o impacto econômico das atividades, produtos e serviços culturais.

  • Economia Criativa: A economia criativa abrange setores como música, cinema, artes cênicas, arquitetura, publicidade e desenvolvimento de software. Ela promove a criatividade, a inovação e a geração de valor econômico. A música, como parte desse cenário, desempenha um papel crucial.


O Impacto da Música Independente



Além disso, a música independente:

  1. Promove Pertencimento: A música conecta pessoas, comunidades e culturas. Ela cria identidade, pertencimento e senso de lugar. Quando artistas independentes compartilham suas histórias e expressões, eles fortalecem laços e criam uma sensação de pertencimento.

  2. Estimula o Desenvolvimento Socioeconômico: A música gera empregos diretos e indiretos. Festivais, shows, produção de álbuns e streaming movimentam a economia local e global. A Cedro Rosa Digital, ao apoiar artistas independentes, contribui para o crescimento econômico e a diversificação cultural.

  3. Gera Emprego e Renda: A música independente não apenas emprega músicos, mas também profissionais de marketing, produtores, técnicos de som, designers e muito mais. Ela cria oportunidades para uma ampla gama de talentos.


O Portal CRIATIVOS! e seu Impacto


O portal CRIATIVOS!, com suas edições diárias há 4 anos, é um farol para a economia criativa e cultural. Ele destaca histórias inspiradoras, eventos, artistas e projetos, conectando pessoas e ampliando o alcance da criatividade. Assim como as notas musicais que se entrelaçam em uma sinfonia, o CRIATIVOS! harmoniza o setor

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