Carnaval 2021: Bloco do ‘Eu em casa’
Verônica Martins Gomes, para CRIATIVOS!
Diante da declaração do prefeito Eduardo Paes de que não haverá carnaval em Julho de 2021, devido à ausência de condições para imunização total da população, mais de 150 blocos e ligas carnavalescas do RJ lançaram um manifesto intitulado de 'Carnaval 2021 é em casa', reforçando a posição de não desfilar este ano.
Junto com a hashtag #CarnaEmCasa, o movimento tem como principal objetivo a conscientização da população sobre a importância do distanciamento social no feriado que será mantido (de acordo com o prefeito), e reforçar o adiamento dos festejos para o ano de 2022.
Sem sombra de dúvidas não é uma tarefa fácil e nem feliz para todos os blocos participantes a de incentivar a reclusão dos foliões, mas o momento é de preservação: primeiramente da vida e saúde de todos, mas também da própria estrutura do carnaval.
Muito mais do que quatro dias de folia, o Carnaval é uma das maiores manifestações culturais do mundo, e na prática, uma festa linda feita de gente para gente. Só quem está do lado de dentro da corda sabe de quantos "não posso, tenho ensaio" se faz um bloco e que "brincar carnaval" é coisa muito séria!
Seguindo a mesma linha, a empresa Dimona, em parceria com 18 blocos do RJ, lançou a campanha 'Unidos pelo distanciamento', na qual foi criada uma camisa personalizada com elementos de todos os blocos, e com a venda destas camisas, parte do lucro será revertido para os blocos participantes.
Playlists
A Roda de Samba das Mulheres / Spotify
Bossa Nova / Spotify
Instrumental Esporte Fino / Youtube
Na última terça-feira, dia 26/01, o prefeito Eduardo Paes participou do lançamento dessa campanha e informou que para o próximo mês, um decreto com regras para evitar blocos ilegais e manifestações espontâneas de foliões deve ser publicado, mas deu muita ênfase na importância do senso cooperativo e na consciência coletiva de cada cidadão.
Ainda sobre a venda das camisas, ao comprar o produto, com o custo de $55, a pessoa poderá escolher a qual bloco a quantia será destinada.
Dentre os blocos participantes, está a Balanço Zona Sul, que através do seu projeto solidário Balanço do Bem criou uma campanha interna intitulada 'Roda do Bem', e irá doar parte do valor arrecadado em cada camisa para a AMEBRAS - instituição que apoia e auxilia vários profissionais do Carnaval, que nesse momento também estão sendo afetados pela falta de emprego e oportunidades na área.
Acesse o site camisadimona.com.br para saber mais sobre a venda das camisas e para ajudar essa "Roda do Bem" a continuar girando.
E, parafraseando Chico Buarque:
"Eu tenho tanta alegria, adiada, abafada
Quem dera gritar
Tou me guardando pra quando o carnaval chegar"
Em 2022 ele vai chegar acompanhado de todo o gás e abstinência de um povo que é apaixonado pela folia. Contrariando a música do Los Hermanos; Carnaval não tem fim. Porque só quem ama essa festa sabe que essa fantasia é sim eterna.
Playlists do Youtube e Spotify
Repertório Cedro Rosa, disponivel para gravações e trilhas sonoras.
Roda de Samba no Bip Bip. CD completo.
A Cedro Rosa, produtora e distribuidora de música e conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo inova com plataforma digital de licenciamento de músicas e streaming de conteúdos para terceiros
A Cedro Rosa criou uma plataforma digital em 10 idiomas que administra direitos musicais de mais de 3000 mil obras e 200 autores. Todos podem se inscrever e ouvir as musicas, sejam compositores, musicos, bandas, jornalistas, professores, usuarios profissionais como Radio, TV, Cinema ou simplesmente amantes da musica: funciona como uma plataforma de midia social, basta apenas nome e e-mail.
"Hoje em dia muita gente se autoproduz, mas as obras musicais e as gravações precisam ter os certificados internacionais, chamados ISWC e ISRC, caso contrário não recebem royalties", afirma Tuninho Galante, acrescentando: e pior, "as produtoras de video, cinema, publicidade e games não licenciam obras sem serem certificados", conclui Galante.
Setores de música e audiovisual geram milhões de empregos e bilhões de dólares no mundo e são segmento estratégico de desenvolvimento
"O setor de conteúdo, é o petróleo da era digital", afirma Tuninho Galante, CEO da Cedro Rosa.
"O que move o conteúdo são a música e o audiovisual. Gigantes que migraram da área de tecnologia para o segmento de conteúdos, como Amazon, Apple e Google estão aí para comprovar", conclui Galante, acrescentando que a Globo acaba de anunciar o investimento de 250 milhões de dólares na GloboPlay.
É muito fácil usar a plataforma. Totalmente gratis, basta apenas e-mail e nome para abrir um perfil. Músicos, cantores, bandas, jornalistas, empresas de midia, produtores de cinema, publicidade, Teatro, TV, etc podem
Criativos! é uma revista digital de Arte, Cultura e Economia Criativa e conta com a colaboração de centenas de artistas, criadores, jornalistas e pensadores da realidade brasileira.
Editado pela Cedro Rosa.
Comments