Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Um recado de Andressa Pellanda.
Estou em Tegucigalpa, capital de Honduras. Aqui, durante a 12ª Assembleia da CLADE (Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação), coalizão regional da qual somos fundadores e membros, me encho de alegria toda vez que compartilho nossa exitosa mobilização pela adesão da Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022 e os novos ares que permeiam o Brasil depois do sucesso nas Eleições 2022. Conto mais sobre isso abaixo. Claro, também expresso esperança ao trazer nossas impressões sobre a vitória presidencial da chapa Lula-Alckmin. Nossa Campanha parabenizou o reconhecimento do povo brasileiro por este projeto de justiça social e democracia que venceu nas urnas.
Afirmamos, na esteira desta vitória, a urgência em nos manifestarmos a favor da Constituição Federal de 1988. Continuaremos atuando pela efetivação e ampliação das políticas educacionais para todas as pessoas em solo brasileiro.
Daniel Cara, professor da Faculdade de Educação da USP e dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, participa do Grupo de Trabalho de Educação, vinculado ao governo de transição.
Música!
No Twitter, externei que a “defesa do direito à educação e os aportes técnicos e políticos da nossa Campanha estão bem representados por Daniel Cara”.
Dito isso, volto agora à minha presença na Assembleia da Clade. Tenho participado de diversos debates, entre eles os de financiamento e justiça fiscal, compartilhando a experiência de incidência política da Campanha nas mobilizações do Fundeb, do CAQ (Custo Aluno-Qualidade) e do PNE (Plano Nacional de Educação). Estou também aprendendo muito: sobre a situação socioeconômica, política e educacional de nossos países irmãos; sobre metodologias de trabalho político-participativo; sobre temas sensíveis da educação na região; e, claro, sobre o país-sede, Honduras.
Ao lado das campanhas latino-americanas, reforçamos a defesa da educação pública de qualidade na região. Estou no comitê de escrita da declaração final da Assembleia e trarei para cá os resultados. Já é possível acompanhar muitos debates no Facebook da Clade e também nas nossas redes sociais, especialmente Twitter e Instagram.
No Brasil, destaco que continua a nossa ação com as candidaturas eleitas que assinaram a Carta Compromisso. Realizamos com a Rede Malala o webinar de chamamento nacional às candidaturas eleitas que assinaram a Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2022 na semana passada.
Dialogamos com candidaturas e ativistas sobre formas de colocar em prática o compromisso assumido em defesa da educação, destacando as diferentes abordagens dos cargos legislativos e dos executivos. Iremos acompanhar de perto as candidaturas pelo menos até o fim dos primeiros 100 dias de mandato, sistematicamente, com o objetivo de verificar se estão engajadas/os e cumprindo com os pontos assumidos por meio da assinatura da Carta Compromisso.
Artes e Artistas!
Estamos nesse período realizando diálogos por região com todas as candidaturas eleitas que assinaram nosso documento. Além da Carta Compromisso, temos como base, também, o estudo do Plano Nacional de Educação detalhado em todas as metas por estado.
Nesta semana, estamos fazendo essa articulação na Região Norte, em Macapá (AP), aproveitando a ocasião da Anped Norte! Em breve, informaremos quando as outras regiões serão contempladas.
Confira em nosso site a lista de todas as candidaturas que firmaram o nosso pacto.
Na semana que vem, estarei em Genebra para a Revisão Periódica Universal da ONU. Traremos notícias, claro!
Um pedido: continue acompanhando a nossa luta também através do Twitter, Telegram e Instagram da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Já siga nossas redes sociais e ative o sininho de notificações para não perder nenhuma novidade.
Até logo! E vamos aos links da semana!
Trilhas sonoras que podem ser licenciadas a partir de $ 9 reais, para videos em redes sociais!
Abra agora um perfil na Cedro Rosa Digital.
Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.
Veja como funciona.
Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Agenda Infâncias e Adolescências Invisibilizadas na Câmara dos Deputados
A Agenda Infâncias e Adolescências Invisibilizadas pautou debate na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Quem representou a Campanha foi Marcele Frossard, nossa assessora de programa e políticas sociais. Marcele e ativistas integrantes da Agenda apresentaram um diagnóstico sobre dados disponíveis da educação de crianças e adolescentes indígenas e quilombolas. Saiba mais!
Você conhece o nosso Projeto Euetu?
Se você é estudante ou educador/a de escola pública dos Estados do Amapá, Amazonas ou Maranhão, este projeto é para você! O Projeto Euetu é o nosso mapeamento de grêmios e coletivos estudantis na Amazônia. Trago mais informações em vídeo, assista! Compartilhe o nosso chatbot Euetu!
Comentarios