top of page

Bicentenário da independência do Brasil a quatro mãos


Duo AMA _ foto © Thaísa Mezavilla

Duo AMA celebra obras de grande valor histórico do patrimônio da música brasileira

Criado em 2022 para execução a partir de 31 de maio de 2023, com a disponibilização de vídeos comemorativos ao Bicentenário da Independência do Brasil, pelo duo pianístico Duo AMA, no formato à quatro mãos, nestes vídeos, o dueto formado pelos premiados pianistas brasileiros, Angela Passos e Mayer Goldenberg, apresentam obras de grande valor histórico do patrimônio da música brasileira de concerto nesse gênero e modelo tão pouco explorado: piano a quatro mãos. Assim, apresentando as obras: "Folia de um bloco infantil" de Heitor Villa Lobos, "O Guarani" de Carlos Gomes e o "Hino Nacional Brasileiro" por Gottschalk/Goldenberg, o Duo AMA realiza um panorama da música brasileira de concerto desses últimos 200 anos, incluindo o marco do centenário da Semana de Arte Moderna.

O Duo Ama, Angela Passos e Mayer Goldenberg, tem promovido e difundido a música brasileira de concerto para piano e os compositores que a influenciaram, em importantes salas, recitais, teatros e festivais pelo Brasil, América do Sul, EUA e Europa. Juntos a mais de 10 anos, criaram um novo formato chamado 4/2 recital, onde se intercalam no palco em obras solo e a 4 mãos.


 

Playlist de Violão Solo brasileiro, da Cedro Rosa, na Spotify.


 

O projeto Bicentenário da independência do Brasil a quatro mãos foi realizado através do Edital Retomada Cultural RJ2 categoria B, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Os links abaixo dão acesso livre aos recitais gravados no Teatro Leopoldo Miguez, localizado na Escola de Música da UFRJ.

- Folia de um bloco infantil, de Heitor Villa Lobos, para piano a quatro mãos: https://youtu.be/42NKSVZh_QE

- Abertura da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, após redução a quatro mãos de Nicolo Celega, com arranjo de Mayer Goldenber: https://youtu.be/uqOlm_tE46o

- Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro Gottschalk/Goldenberg: https://youtu.be/XuZJZmoPmXc

Ficha técnica

Músicos: Duo AMA (pianistas Angela Passos e Mayer Goldenberg)

Vídeo e foto: Thaísa Mezavilla

Captação de áudio: João Maurício Filho

Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Produção: Mari Mattos

Agradecimentos especiais:

Escola de Música da UFRJ

Dra Nívea Chacur e família

Sara e família Pierre Pianos

Redes sociais do Duo AMA: @duoama

 

Ampliando Horizontes Musicais e Democratizando o Acesso



A Cedro Rosa Digital tem revolucionado o mercado musical, oferecendo acesso democrático a músicas de alta qualidade. Por meio de sua plataforma online, a empresa permite que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, explore um vasto catálogo de composições. Essa acessibilidade inédita aproxima culturas e conecta artistas e ouvintes de maneira única.


Playlist Cedro Rosa, no Youtube.

Além de proporcionar acesso universal à música, a Cedro Rosa Digital também desempenha um papel essencial na descoberta de novos talentos. A plataforma serve como uma vitrine para artistas independentes, abrindo oportunidades profissionais e colaborações valiosas. Com isso, a empresa está desafiando as barreiras tradicionais da indústria e oferecendo mais opções aos ouvintes.



Playlist de Eurípedes Jr, da Cedro Rosa, na Spotify.


Com sua abordagem inovadora e inclusiva, a Cedro Rosa Digital está moldando o futuro da indústria musical. Ao democratizar o acesso e promover novos talentos, a empresa está enriquecendo a experiência musical para pessoas em todo o mundo, conectando artistas e ouvintes de forma mais direta e significativa.

Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page