ATARI – Uma breve história de ascensão e queda (PARTE 1)


joystick atari

Gustavo Prado, especial para CRIATIVOS!



Na década de 70, mais precisamente em 1972, jovens Nerds que trabalhavam no Vale do Silício declinaram de seus empregos e começaram a maior revolução no que diz respeito ao setor de entretenimento e lazer.


Um mercado que nas próximas décadas faturaria bilhões de dólares por ano e desbancaria até a indústria de Hollywood. Estou me referindo nada mais nada menos que a indústria dos jogos eletrônicos.


Em 1972, um jovem e visionário engenheiro elétrico americano de 28 anos, chamado Nolan Bushnell, desembolsou uma bagatela de 500 dólares para se tornar um dos percussores dessa revolução. Com ajuda de seu sócio, Ted Dabney, juntos fundaram a Syzygy, mais tarde se chamaria Atari, uma empresa formada por três pessoas, algo impensável nos dias de hoje. Pong foi o primeiro jogo criado pela Atari, que, resumidamente, consistia em uma partida de tênis eletrônico, onde uma bola quadrada era movimentada de um lado para o outro. A máquina era ligada a um monitor que funcionava à base de moedas.


A Atari se destacou por ter produzido diversos jogos de arcade; fliperama, como é conhecido no Brasil. Nos meados da década de 70, criou o Atari VCS, e anos mais tarde, outros vieram a ser fabricados.



 

Música eletrônica para trilhas sonoras! Aqui.

 

O que muitos não sabem, é que meses antes de Nolan ter criado o Pong, ele teria visto algo muito parecido em uma feira de jogos eletrônicos, na California, que supostamente serviu de inspiração para a sua criação. Uma ação judicial movida por Ralph Baer, criador da Magnavox Odyssey, alegava que a Atari teria copiado sua ideia.


A Magnavox Odyssey não só abriu processo contra a Atari, mas também contra outras que desenvolveram jogos baseados na jogabilidade e filosofia do Pong.

Mas qual a importância de Ralph Baer na história da indústria dos jogos eletrônicos? Eu diria que ele foi tão visionário e importante quanto o Nolan Bushnell. Ralph, engenheiro alemão, naturalizado americano, não foi somente o criador da Odyssey. Ele além de contribuir com a criação de diversos jogos eletrônicos, desenvolveu em 1969 a primeira ideia de um console de videogame doméstico.