As Assustadoras Mudanças Climáticas
A recém concluída reunião COP-27 da ONU reforçou algumas preocupações mundiais. O primeiro ponto a ser destacado é o fato de a maior delegação presente ser a das empresas do setor de Óleo e Gás, por sinal proibidas de participar da reunião precedente em Glasgow. Nesta, realizada no Egito, mais do que qualquer país presente, este setor de combustíveis fósseis procurou demonstrar que não se encontra acomodado e procura agir em prol do meio-ambiente, embora sem conseguir convencer muita gente.
Os cientistas presentes insistiram na necessidade de medidas para manter o aquecimento global inferior a 1,5º C até o fim do século, embora não consigam precisar a dimensão das consequências, caso este limite seja ultrapassado. Mesmo limitado a 1,5º C, há regiões do globo onde o nível médio dos oceanos subirá mais de um metro. Há, agora também, a enorme preocupação que o derretimento da tundra siberiana libere material em decomposição há mais de 800 mil anos, ampliando violentamente a possibilidade de contaminações por vírus e bactérias ainda desconhecidos, trazendo a possibilidade de novas pandemias, ainda mais graves do que as atuais.
Músicas sobre desenvolvimento sustentável, na playlist da Cedro Rosa, na Spotify.
No tocante às emissões de carbono, as decorrentes do desmatamento e uso da terra, são as mais preocupantes e se combinam com a progressiva exaustão dos aquíferos. Já existem questionamentos oficiais da superdrenagem dos aquíferos poloneses prejudicando os países vizinhos, uma vez que os lençóis subterrâneos de água não respeitam as fronteiras nacionais. Um problema semelhante pode vir a ocorrer no Brasil, onde o grande aquífero Guarani se estende pelos países vizinhos da bacia do Prata.
A chegada do candidato mais votado nas eleições do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi um dos eventos em destaque no COP-27 do Egito, pois, como aguardado, ele reafirmou compromissos anteriores de preservação da floresta amazônica, sempre um tema de enorme preocupação internacional.
Escute! Música instrumental brasileira, no Youtube.
A utilização de automóveis elétricos, contrariamente à visão generalizada, é algo que procura manter o modelo de veículo de transporte individual na pauta industrial – e não contribui de fato para redução das emissões.
Finalmente, as recentes descobertas de óleo e gás na África, e o interesse de seus países às explorarem, apontam que a eventual redução de emissões em escala global, tão necessária para o futuro da humanidade, só ocorrerá se os países ricos se dispuserem a um enorme esforço de investimentos e de transferência de tecnologias para os países mais pobres.
Cultura
O Mundo da Música esta aqui!
Trilhas sonoras que podem ser licenciadas a partir de $ 9 reais, para videos em redes sociais!
Abra agora um perfil na Cedro Rosa Digital.
Plataforma musical reune artistas, compositores e usuários comerciais de música, como TV, publicidade, rádios e internet para pesquisar, escutar e licenciar obras certificadas para trilhas sonoras diversas. Qualquer um pode abrir um perfil apenas com nome e e-mail.
Veja como funciona.
Música!
Comments