top of page

Artista visual Raimundo Rodriguez realiza exposição individual inédita inspirado na arquitetura popular fluminense



Raimundo Rodriguez -  artista visual, animador cultural e diretor de arte em várias produções televisivas de destaque, como “Hoje é Dia de Maria”, “Capitu”, “Meu Pedacinho de Chão” e “Velho Chico”- realiza na cidade de Nova Iguaçu a exposição inédita "Quadrelas Fluminenses", sob a curadoria de Julio Ferreira Sekiguchi, pintor e artista visual, doutor em linguagens visuais e professor de pintura na EBA/UFRJ. 




A mostra será apresentada em dois espaços, com abertura no dia 13 de abril no Complexo Cultural Mário Marques e no dia 11 de maio no Centro Cultural CENARTE.  As entradas são gratuitas.




A série, composta por quarenta obras, foi inspirada nos muros, paredes e fachadas (quadrelas) fluminenses, evocando a estética arquitetônica popular de diferentes épocas, representadas em madeira e lata, materiais que se destacam no imaginário do universo do artista. "Uma característica do movimento criador de Raimundo é a preocupação com o descartado e com as sobras do mundo. Por necessidade interna o artista é impelido a recolher o que foi rejeitado para, através da arte, reinseri-los no mundo”, comenta Sekiguchi.


A mesma seleção de obras será exibida em ambos os lugares.“Para entender as obras do Raimundo é preciso entender o cenário ao redor, é preciso ir na origem do trabalho e pensar no contexto em que o artista se insere e sua visão de mundo” acrescenta o curador, que nesta exposição apresenta uma abordagem que visa explorar aspectos mais profundos da produção do artista, indo além da materialidade das obras, “perceber esse movimento é uma das chaves para penetrarmos na produção artística de Raimundo“ completa.


O projeto é patrocinado pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura, FENIG, Ministério da Cultura e Governo Federal.


Serviço | Exposição Quadrelas Fluminenses

Complexo Cultural Mário Marques


Dias: De 13 de abril a 04 de maio, de 2024 - de terça à sábadoHorário:  De terça á sexta-feira, das 09h às 17h e aos sábado das 10h às 17h

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro, Nova Iguaçu - RJ

Classificação livre


Centro Cultural CENARTE


Dias: De 11 a 25 de maio, de 2024 -  de terça a sexta-feira

Horário: Das 10h às 16h

Endereço: Rua Coronel Alberto de Melo, 311, Parque Ambai - Miguel Couto, Nova Iguaçu - RJ

Classificação Livre


Raimundo Rodriguez

Raimundo Rodriguez é um artista visual, animador cultural e diretor de arte nascido no Ceará e estabelecido na cidade de Nova Iguaçu desde 1981. Com uma carreira que abrange mais de três décadas, ele se destaca pela sua forma de transformar materiais cotidianos como ferro e madeira em obras que refletem a sua visão de mundo, inspirada especialmente em suas raízes nordestinas e na cultura da Baixada Fluminense. 


Além de sua contribuição notável para as artes visuais, Raimundo é reconhecido por seu trabalho em produções televisivas de renome, incluindo colaborações com Luiz Fernando Carvalho em projetos como "Hoje é Dia de Maria", "Capitu", "Meu Pedacinho de Chão" e "Velho Chico". Como cofundador do Imaginário Periférico, ele encontra inspiração em artistas como Farnese de Andrade e Bispo do Rosário, assim como em seus contemporâneos, para criar obras que refletem a identidade cultural e social do Brasil.


 

A cultura e a indústria criativa exercem uma influência significativa no desenvolvimento humano, social e econômico, promovendo a diversidade cultural, fortalecendo identidades e estimulando a inovação.



Além disso, desempenham um papel crucial na geração de empregos e renda, especialmente para artistas independentes. Nesse contexto, a Cedro Rosa Digital desempenha um papel fundamental ao certificar obras e gravações, garantindo direitos autorais internacionais para artistas independentes por meio de sua plataforma digital.


Ao profissionalizar músicos e compositores e distribuir suas criações, a empresa não apenas valoriza o trabalho desses profissionais, mas também contribui para a dinamização do setor, gerando empregos e renda em toda a cadeia produtiva da música e do audiovisual.



A Cedro Rosa Digital se destaca ao impulsionar a economia criativa e ao promover a inclusão e o desenvolvimento dos artistas independentes em um mercado globalizado.



Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page