Ser Criativo pra Sonhar um Novo Mundo
Tatiana Athiê, para CRIATIVOS!
Perfil dos Personagens:
TATIANA ATHIÉ: geminiana de 39 anos, formada em teatro. Mãe, mulher, profissional, esposa, amiga. Múltipla! Começou aos 15 anos a fazer teatro pra sanar uma timidez que a consumia. Tornou-se Mestre em Teatro aos 21 anos, mas não quis parar por aí. Cursou a faculdade de Produção Audiovisual passando das carreiras de atriz e professora, para produtora e assistente de figurino. Na virada dos seus 30 anos, lutou em busca de seu grande sonho de ser diretora. Tornou-se Diretora de Imagem na TV GLOBO até a sua maternidade. Logo em seguida veio o ano pandêmico (2020) e adentrou no universo dos Roteiros, descobrindo sua segunda paixão profissional além de dirigir, escrever.
BIANCA: ariana filha de 1 ano e 9 meses de Tatiana. Nascida no mesmo dia de Charles Chaplin, nitidamente sua missão é espalhar alegria, fazendo os outros rirem.
WOODY: do signo de escorpião, mas pacato. Cachorro vira-lata que só quer brincar, dormir e estar junto de todos.
EDUARDO: ariano de 39 anos, cinegrafista, marido de Tatiana e pai de Bianca. Por ser cinegrafista vê-se muitas fotos na casa deles.
UM DIA NÃO COMO OUTRO QUALQUER
1. INTERIOR. HOME OFFICE. DIA
Casa de Tatiana e Eduardo, ela está sentada no chão da sala e escreve em seu computador um artigo para a Revista/Portal CRIATIVOS. Ora escreve na varanda, ora no quarto ou no escritório. Está sempre acompanhada por sua filha Bianca de 1 ano e 9 meses e seus diversos brinquedos. Permanecem o máximo possível em casa devido a pandemia do Coronavírus.
Ela divide sua atenção de acordo com as demandas do seu trabalho, da Bianca e da casa. Seu marido, Eduardo, trabalha fora.
Woody, o cachorro da família, está sempre por perto das duas.
TATIANA
Bibi, mamãe já brinca com você, tá bom? Mamãe, precisa trabalhar!
Bibi sorri afetuosa para sua mãe. Comunica-se do seu modo, mas já dando para entender as curtas palavras pronunciadas.
BIBI
Quer brincar! Quer?
TATIANA
Filha, brinca sozinha. Mamãe, precisa trabalhar!
Bianca não se dá por satisfeita e dá um jeito de sentar no colo da mãe, mexendo com seus dedinhos nas teclas do computador.
BIANCA
Mamãe!
TATIANA
Bibi, eu não posso brincar agora. Tenho que trabalhar!
Bianca fecha o computador da mãe. Tatiana levanta os olhos para sua filha e deixa o computador de lado, abraça a sua pequena fortemente lhe dando muitos beijos.
TATIANA
Mamãe é muito boba mesmo!
Tatiana sorri olhando para a câmera.
TATIANA
Crescemos e sem perceber deixamos de brincar, de sonhar, de imaginar.
Você aí, brinca enquanto trabalha? Você já ouviu falar de Economia Criativa? Você sabia que um dos aspectos da Economia Criativa é promover o desenvolvimento humano? E que o nosso objetivo é transformar criatividade em VALOR?
FADE OUT ARTIGO
Posso dizer que sou uma afortunada por ter vivenciado várias funções de um mesmo nicho dessa Economia subjetiva, inventiva e inovadora onde o conhecimento e o comportamento “fora da caixa” são tão importantes.
Primeiro, vocês sabem quais são os segmentos considerados da Economia Criativa?
Jornalismo, publicidade, design, tecnologia, moda, gastronomia, audiovisual e eventos. Todas, atividades que possuem a criatividade e a cultura como base e finalidade de gerar valor econômico.
Voltemos ao “fora da caixa”. O que é ser criativo? É um dom ou um talento que se pode desenvolver?
Todos nós temos o potencial de criar, inventar, inovar, ver além das possibilidades aparentes. E, dois aspectos pra mim fascinantes da Economia Criativa são a sua promoção do desenvolvimento humano e da diversidade cultural.
Vamos combinar que nos dias de hoje tudo o que estamos passando desde pandemia, confinamento, desemprego, desaceleração da economia e porque não dizer, das nossas vidas antes tão competitivas e atarefadas, nos forçaram a ser criativos e deixarmos para trás o excesso de competição.
Tudo isso nos impulsiona para que busquemos sair do automatismo de nossos comportamentos e pensamentos. E isso do ponto de vista positivo e otimista de ser é maravilhoso, pois vira combustível para que Diretores Artísticos, Roteiristas, Jornalistas, designers, editores...todos os profissionais da Economia Criativa se desenvolvam ainda mais.
O antes não voltará! Um “novo” evolutivo ou não de como a Criação pode gerar renda e circular capital foi forçosamente instaurado.
Uma história nunca vai ser contada igual por indivíduos diferentes. Por exemplo: se uma mesma temática for dada para dois roteiristas diferentes, o resultado não será o mesmo. Mas se uma mesma equação matemática for dada a duas pessoas o resultado terá que ser o mesmo. Por isso, promover o desenvolvimento humano de quem está a frente da Economia Criativa e propor a quem consome diversidade cultural traz um efeito positivo indiscutível para a sociedade.
Precisamos mais do que nunca sermos criativos para sonhar um novo mundo. E quando digo “sonhar um novo mundo” significa que mais do que levar esperança à sociedade de dias melhores é também pensar nessa nova experiência de consumo da arte e da criatividade que a pandemia trouxe pra todos mundialmente.
Exercitar-se no “fora da caixa” faz com que nossa criança interior seja acionada e que nós seres humanos imperfeitos, e em constante aprimoramento, tenhamos a oportunidade de assim como a Bianca de 1 ano e 9 meses ver o invisível, acreditar no incrível e porque não poder receber o impossível.
Para aqueles que consomem a nossa Economia Criativa esse processo de autodesenvolvimento em busca de ser criativo e inovador traz diversidade cultural, possibilidades novas de interação social e muita opção de escolha, ao invés de só consumir.
Ser Criativo para Sonhar um Novo Mundo é imprescindível no momento atual para não perecermos e estagnarmos.
FADE IN
2. INTERIOR. COZINHA. NOITE
Tatiana está em sua pequena cozinha toda limpa e arrumadinha.
Descasca uma laranja enquanto fala para o gravador do computador os dois últimos parágrafos do Artigo acima.
Ela usa a casca da laranja para construir um ursinho.
Sorri e guarda na geladeira.
TATIANA
Missão cumprida por hoje! (pisca para a câmera)
SOBE SOM MÚSICA “ANDAR COM FÉ” do Gilberto Gil.
FIM
Cantores e músicos estão na Cedro Rosa.
Diretores e produtores de televisão, cinema, teatro e publicidade estão na Cedro Rosa.
Roteiristas, jornalistas, editores e colunistas estão na Cedro Rosa.
Projeto 40 +1 Anos do Clube do Samba
CD + Filme Documentário Longa-metragem.
Playlists que não podem faltar em sua vida.
Repertório Cedro Rosa, disponivel para trilhas sonoras.
Playlist - Maré Alta - Rio de Janeiro - Músicas em homenagem à cidade,
seus amores e seus personagens / Spotify
Playlist - Mário Lago, o grande ator e suas músicas,
em 5 discos maravilhosos, com grandes intérpretes. Lançamento Cedro Rosa.
Plataforma digital brasileira ajuda comunidade musical e mundo da mídia e entrenimento a licenciarem musicas certificadas para trilhas sonoras, desde um simples video no youtube a publicidade, em poucos cliques.
A Cedro Rosa lançou uma plataforma digital brasileira que ajuda artistas, compositores e produtores de TV, Cinema, Publicidade, Games a encontrar músicas certificadas para licenciamentos.
Qualquer pessoa pode abrir um perfil.
A plataforma digital da CEDRO ROSA funciona em 10 idiomas no mundo inteiro e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.
Compositores, artista e bandas podem ter suas músicas nas trilhas sonoras dos maiores maiores conteúdos do mundo, através da Cedro Rosa. Produtores de conteúdo de todo mundo podem encontrar músicas certificadas, prontas para serem licenciadas.
Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa
Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Rádios, produtoras de cinema e conteúdo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.
Comments