top of page

Aprender é uma viagem


photo: Joshua Hanks (wix)

Sabemos que a aquisição e aprimoramento de um novo idioma pode acontecer de diversas maneiras. Uma delas, bastante utilizada e muito eficaz com certeza é morar ou passar algum tempo no país do idioma que se quer aprender. Além da própria língua temos a oportunidade de adquirir conhecimento cultural, o que agrega muito ao aprendizado.


Entretanto, devemos lembrar que fatores como tempo de duração da viagem, cursos do idioma no país em questão e o nosso próprio comportamento perante às situações que se apresentam farão toda a diferença no resultado final dessa experiência. Isso significa que se você decidir estudar fora do país mas não praticar o idioma ao longo da viagem, provavelmente não obterá os resultados que almejou.


Porém, há muitas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de morar fora ou passar tempo de qualidade em outro país estudando o idioma. Neste caso, a estratégia mais utilizada para adquirir e posteriormente exercitar esse conhecimento é através do estudo em seu próprio país.


Foco, determinação, frequência e consistência são caraterísticas inerentes ao ser, independente de onde ele estiver. Óbvio que o processo de aprendizado e prática se dá de maneira um pouco diferente, mas não acredito que mais ou menos eficaz. Depende muito de nós e de fatores como professores, metodologia, material didático e a condução desse aprendizado por parte do aluno dentro e fora de sala de aula.



Ouça Abandon, de Steve K, artista americano, do elenco da Cedro Rosa.



Ou seja, viajar para aprender é uma excelente oportunidade, porém seria ingenuidade de nossa parte crer que só assim se aprende um novo idioma. E quem não tem essa opção, seja por fator financeiro, disponibilidade de tempo ou outros, não será então capaz de falar bem uma língua estrangeira?


Se você está estudando para adquirir o conhecimento em outro idioma ou para aprimorá-lo, fica a dica: estudar fora é uma experiência incrível, mas adquirir esse conhecimento no seu país de origem usando os recursos disponíveis também é. Você só precisa das ferramentas certas para isso.


Paula Sabbag


 

Siga as Redes Sociais da Cedro Rosa.

 


Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page