top of page

"Alô, Alô Marciano"


Fonte: Divulgação


Nova Orquestra faz homenagem a Rita Lee em concerto inédito, em parceria com o Vale Música

Músicos da OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal) do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá, MS, participam do concerto no Rio de Janeiro


Desenvolvido pela Agência Olga, projeto fará turnê em quatro cidades brasileiras durante o mês de agosto e contará com 35 jovens músicos do programa de autoria do Instituto Cultural Vale

Rainha do Roque Enrow, como ela denominou em um de seus grandes sucessos (Esse Tal de Roque Enrow), Rita Lee marcou gerações com sua irreverência e qualidade musical. Para além da cantora, ela lançou tendências e desconcertou um punhado de gente careta. Para homenagear essa artista que fez e continua fazendo um monte de gente feliz, a Nova Orquestra lançará a turnê "Alô, Alô Marciano", que passará por três estados durante o mês de agosto.

Entre os 35 integrantes da Nova Orquestra que se apresentarão no dia 14/08 na Sala Cecília Meireles, na Lapa, RJ, sete fazem parte da Orquestra de Câmara do Pantanal. São eles: Augusto César de Souza (saxofone), Diego Cuellar e Emanuel Teixeira (viola), Roque Rosa (violino 1) Flávia Sanchez (violino 2), José Maikson (violoncelo) e Matheus Magalhães (trombone).

Sob a regência do maestro e diretor artístico da Nova Orquestra Éder Paolozzi, integrantes do conjunto se unem a jovens músicos do Programa Vale Música para apresentar versões orquestradas de canções inesquecíveis como "Lança perfume", "Doce vampiro", "Amor e sexo", "Ovelha Negra" e várias outras.

Projeto da Agência Olga, a Nova Orquestra foi criada para promover e democratizar a música de concerto. Para a realização do projeto, ela se uniu ao Programa Vale Música, uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que promove uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes e profissionais de grandes orquestras do país.

Além do Rio de Janeiro, a turnê passará por outras três cidades: São Luís (MA), dia 16/08, no Teatro Arthur Azevedo, partindo depois para Marabá (PA), dia 18/08, no Carajás Centro de Convenções, e por último, Belém (PA), dia 21/08, no Theatro da Paz. Os concertos serão gratuitos ou terão preços populares. A Nova Orquestra é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.



Música independente do Mundo, artistas Cedro Rosa, na playlist da Spotify.



A Nova Orquestra vai prestar sua homenagem a uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos, que nos deixou esse ano, causando grande comoção nacional. Rita Lee, além do imenso legado musical, foi inspiração para as mulheres, e para toda uma geração, na luta pela liberdade de expressão. Vamos passear por grandes canções da rainha do rock em versões orquestrais e ninguém vai ficar imune”, comenta o regente Éder Paolozzi.


Para o maestro e violoncelista José Maikson, da OCAMP, "tocar com a Nova Orquestra é sempre uma experiência incrível. Trazemos para os palcos uma energia contagiante, muita felicidade e uma ótima interação com o público. Rita Lee se foi, mas sua música permanece", destaca.

Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga, criadora da Nova Orquestra, comemora a realização do projeto: “O legado da Rita Lee é fenomenal. Suas letras, melodias e gestos são únicos, bastam ouvir 5 segundos de uma música para saber que aquela composição veio de sua mente genial. Homenagear a cantora com a Nova Orquestra é quase um dever como brasileiro. É uma honra poder transformar suas músicas em obras sinfônicas."


Essa é a quarta vez que a Nova Orquestra e o programa Vale Música lançam um projeto em parceria, sendo a terceira turnê pelo país. Em outubro de 2022 foi realizado o concerto “Dias de Lutas, Dias de Glória”, com sucessos da banda Charlie Brown Jr, passando pelo Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso do Sul e São Luís. Já em abril foi a vez de “Exagerado”, concerto em homenagem ao grande Cazuza, que passou por Rio, Espírito Santo, Belo Horizonte e Pará. Em maio deste ano a Nova Orquestra esteve em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória, homenageando a banda internacional BackStreet Boys, no concerto "Everybody". Em todas as edições as apresentações tiveram seus ingressos esgotados.


Sobre a Nova Orquestra


Inovador projeto em busca de experiências únicas em música de concerto, a Nova Orquestra é a primeira orquestra 100% pop do Brasil e busca apresentar shows e projetos com repertórios inéditos e criativos.

A Nova fez sua estreia em 2019 na Game XP para mais de 100 mil pessoas, no mesmo ano também foi atração principal do Palco Sunset do Rock in Rio, onde voltou em 2022 ao lado do cantor Jão e no espetáculo Uirapuru, com apresentações todos os dias de evento. Ganhadora do Prêmio Profissionais da Música, a Nova Orquestra já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Rael, Daniel Boaventura, Di Ferreiro, Roberta Campos, Rincon Sapiência, Claudia Leitte, Toni Garrido e outros.


Sobre o Programa Vale Música

Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados - Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul - e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Repertório:


- Lança perfume

- Doce vampiro

- Desculpe o auê

- Amor e sexo

- Mania de você

- Agora só falta você

- Jardins da babilônia

- Ovelha negra

- Papai me empresta o carro

- Flagra

- Alô, alô, marciano

- Nem luxo, nem lixo

- Reza

- Caso sério

- Esse tal de Roque Enrow


Estou escutando agora na Cedro Rosa a playlist Grupos de Samba e Grandes Intérpretes.




Serviço:

Nova Orquestra edição Vale Música:

Turnê Alô Alô Marciano - Nova Orquestra Rita Lee

Regência: Éder Paolozzi

Datas:

14/08 - Concerto Rio de Janeiro

Local: Sala Cecília Meireles

Horário: 19h

Classificação: Livre

Valores: R$ 20 (inteira)/ R$ 10 (meia)


 

Economia Criativa e Música.


A música desempenha um papel vital na cultura e economia criativa global, unindo pessoas e transcendendo fronteiras. Ela reflete identidades culturais, expressa emoções e impulsiona movimentos sociais.


Alta qualidade musica, artistas da Cedro Rosa, na playlist do Youtube.


Nesse contexto, a Cedro Rosa Digital emerge como uma força impulsionadora para a música independente. Ao oferecer um ecossistema de obras e gravações certificadas, a plataforma capacita músicos e compositores a protegerem e compartilharem suas criações de forma segura. Isso não apenas garante o devido reconhecimento e remuneração, mas também fortalece a vibrante tapeçaria da música independente global, beneficiando artistas e profissionais em todo o mundo.

Comments


+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page