A verdadeira caridade



Paula Sabbag

Com conceitos antagônicos, o egoísmo e o altruísmo caminham lado a lado em nossa sociedade. E com o enfrentamento de um momento nunca vivido por nós, a pandemia que persiste em se fazer presente em nossa realidade, assistimos aos dois lados da moeda brigando constantemente nos noticiários: de um lado, o egoísmo exacerbado de muitos que olham somente para si e para os seus. Do outro, grande parte da sociedade envolvida com a ajuda ao próximo.


Instituições religiosas e assistenciais, ongs, grupos de apoio e várias outras vertentes estão se mobilizado para ajudar a quem necessita.

E quando pensamos em caridade, quase que automaticamente pensamos em algo material sendo doado. Outro pensamento comum é o de que sua prática é diretamente ligada à religiosidade. Mas a caridade é algo grandioso, porém simples. Ela vai muito, muito além de definições, de pontos de vista. A verdadeira caridade é um constante exercício de amor, é fazer com que o bem do próximo faça parte do nosso modo de viver. E há diversas maneiras de sermos caridosos.