top of page

A verdadeira caridade



Paula Sabbag

Com conceitos antagônicos, o egoísmo e o altruísmo caminham lado a lado em nossa sociedade. E com o enfrentamento de um momento nunca vivido por nós, a pandemia que persiste em se fazer presente em nossa realidade, assistimos aos dois lados da moeda brigando constantemente nos noticiários: de um lado, o egoísmo exacerbado de muitos que olham somente para si e para os seus. Do outro, grande parte da sociedade envolvida com a ajuda ao próximo.


Instituições religiosas e assistenciais, ongs, grupos de apoio e várias outras vertentes estão se mobilizado para ajudar a quem necessita.

E quando pensamos em caridade, quase que automaticamente pensamos em algo material sendo doado. Outro pensamento comum é o de que sua prática é diretamente ligada à religiosidade. Mas a caridade é algo grandioso, porém simples. Ela vai muito, muito além de definições, de pontos de vista. A verdadeira caridade é um constante exercício de amor, é fazer com que o bem do próximo faça parte do nosso modo de viver. E há diversas maneiras de sermos caridosos.


Porque há dores profundas a serem amenizadas para os que sentem fome, sede, frio e outras incontáveis dificuldades materiais. Mas há também tantas dores da alma, feridas emocionais no coração das pessoas e que também podem ser amenizadas por nós.


 

Amo música instrumental! Essa playlist é das minha favoritas!

 

E para nossa alegria, a caridade não precisa ter dia e hora marcada. Ela pode acontecer a todo e qualquer momento.

Devemos refletir sobre a prática da caridade. Senão, o bem que fazemos ao próximo pode simplesmente se tornar uma forma de "quitar" nossas dívidas com Deus, com o Universo. Pra compensar as inúmeras vezes que falhamos ao não sermos caridosos até mesmo com o próximo ao nosso lado.


Afinal, de que adianta nos dias e horários marcados, darmos a sopa, o pão, a roupa, o conhecimento, viajar em tarefas missionárias, coletar e entregar cestas básicas se muitas vezes não praticamos a caridade dentro do próprio lar, no trabalho, no convívio social? Se frequentemente não paramos para ouvir as necessidades do outro e compreendê-las, se não respeitamos os animais, a natureza. Se "passamos a perna" no colega de trabalho para se destacar na empresa, se somos insensíveis com os comentários que fazemos sobre o outro. Se falamos em excesso sobre a vida alheia, se incentivamos conflitos diversos entre as pessoas de nossa relação através de comentários mal intencionados? Se não observamos tudo isso, o que a gente faz lá, nos dias e horários marcados pode ser chamado de qualquer outro nome, menos caridade. As pessoas estão fazendo isso por elas, não pelo próximo.


Então, além de olhar o outro, olhemos para dentro de nós mesmos. Busquemos os reais motivos pelos quais estamos nos doando ao próximo nessa nossa caminhada. Afinal, o exercício do amor que estamos fazendo pelo outro beneficia a ele, mas nunca beneficiará mais a ele do que a nós mesmos. E esse bem estar genuíno só chega até nós quando fazemos a caridade pelos motivos corretos.


 

O que rola de legal na internet?



Café com Pimenta, em videocolagem de Roger Hitz



Escute essa playlist!


Por Dentro da Cedro Rosa / CRIATIVOS! Uma conversa com nossos colunistas e artistas.



 

CEDRO ROSA lança plataforma digital brasileira em 10 idiomas que gerencia royalties e distribui e licencia músicas certificadas para trilhas sonoras diversas no mundo inteiro

A Cedro Rosa produtora e distribuidora de conteúdos, com sedes no Rio de Janeiro, New York e Tokyo, criou uma plataforma digital que funciona em 10 idiomas no mundo inteiro e conta com mais de 3 000 mil certificadas, prontas para serem licenciadas para sincronizações diversas em filmes, novelas, audiovisuais, games e publicidades.



Abra um perfil na Cedro Rosa e acompanhe nossas redes digitais. https://linktr.ee/cedrorosa


Compositores, bandas e artistas podem registrar suas musicas e fazer contratos de distribuição e licenciamento e empresas da midia como TVs, Radios, produtoras de cinema e conteudo em geral podem licenciar essas obras devidamente certificadas diretamente na plataforma.



 

Playlist da Cedro Rosa no Spotify e no Youtube. Músicas disponíveis para licenciamentos.


A Cedro Rosa representa milhares de obras musicais originais. Escute as playlists nas plataformas mais famosas do mundo.




Playlists

A Roda de Samba das Mulheres / Spotify

Bossa Nova / Spotify

Instrumental Esporte Fino / Youtube



Todas essas obras são representadas pela Cedro Rosa.

Abra um perfil em nosso site.

Consulte-nos para sincronizações para trilhas sonoras.


Acompanhe nossas redes sociais.



3 comentários

+ Confira também

destaques

Essa Semana

bottom of page