Carlos Janan

13 de jun de 2022

Democracia, Cultura e Cidadania


 

A idéia de cidadania pressupõe a existência da diversidade já que ela visa garantir a cada individuo o direito de poder expressar livremente os elementos de sua cultura.

A relação entre cidadania e cultura , é que na cidadania se aprende a respeitar a cultura.Para ser considerado um cidadão a pessoa precisa cumprir os deveres para poder exigir seus direitos. Nesse sentido uma pessoa que não cumpre seus deveres não pratica a cidadania.

Da mesma maneira que a cultura entrelaça aspectos da nossa vida, a democracia demanda que a política atravesse. Afinal é o que diz o próprio significado da palavra : "poder ou governo do povo". Porém, na "democracia " que vivemos, as pessoas não governam diretamente, ao contrário, temos instituições e espaços de discussão nos quais "lideres" nos representam.

Evidentemente, se esses "lideres " não sabem o que nós queremos , eles não podem nos representar. Mais certo ainda é que se nao sabemos o que queremos , sequer conseguimos eleger líderes, ou avaliar se suas ações realmente nos representa ou não.

Aqui entra a importância da cultura para a democracia, se nós vivemos uma cultura que ignora ou diminui a política, jamais passaremos a discutir, escolher e avaliar bem nossos representantes, deixando espaço para projetos populistas e messiânicos, como temos experimentado nos últimos anos.

A democracia é um processo de afirmação de um povo e de garantia dos direitos fundamentais que a sociedade vai conquistando no correr da história, e a cultura com certeza é um desses direitos civilizatórios.

Carlos Janan é assessor especial da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro


Didu Nogueira, siga esse artista!

Jorge Simas, um grande artista brasileiro


Cedro Rosa Digital cria Plataforma mundial de Música, em 10 idiomas,

para gerir direitos autorais e licenciar músicas, em parceria com grandes players mundiais.

Conheça mais de 3 mil músicas certificadas.

Veja como participar aqui.
 

 

    0